Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira leva medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira leva medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

por Monique de Sá publicado: 23/10/2018 13h02, última modificação: 23/10/2018 13h08

Os alunos Vitória Lopes (Edificações), José Ferreira e Maria Glauciane Mendonça (ambos de Informática), acompanhados da professora Flora Pidner, estiveram de 19 a 21 de outubro em Brasília para participar da final da IV Olimpíada Geo-Brasil (OGB – 2018). A disputa engloba duas outras competições: a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). No total, o campus Palmeira garantiu quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze na OBG e mais uma de bronze na OBCT.

ogb7.jpgA experiência foi algo novo para a professora Flora que viu na competição uma forma de realizar troca de conhecimentos com outros docentes da área. Para ela, este resultado é fruto de uma articulação com a professora de Geografia, Diana de Souza. “Este ano, eu e ela fizemos um trabalho de incentivo para que os alunos participassem da OGB. Acho que o interesse deles para ver o mundo além do lugar-comum, impulsiona-os e a olimpíada traz isso: conhecer pessoas, trocar experiências”, relata Flora.

Palestras, atividades em grupo, provas… Tudo isso fez parte da programação da OGB deste ano. O grupo aproveitou ainda a oportunidade para fazer um turismo cultural pela capital federal, perpassando pontos como: Museu Nacional e o Centro Cultural de Brasília (CCB).

Especialista quando o assunto é olimpíadas do conhecimento, José Ferreira (medalha de ouro OBG) ressalta a importância de sair dos muros da instituição e desbravar novos lugares e oportunidades.

“Sou extremamente grato a tudo que o Ifal tem feito na minha formação. Lembro-me de um professor daqui do Instituto que sempre falava da necessidade de construir o currículo já no ensino médio e não deixar apenas para construí-lo na faculdade. Tendo esta experiência, a partir do momento que entramos na faculdade, isso facilita a vida acadêmica”, diz o aluno que já participou de três edições da Erbase, duas da ONHB; além de ser medalhista em competições como a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM).

Para estudantes e professora, o momento mais marcante, sem dúvidas, foi o vivenciado durante a premiação. “Houve um certo nervosismo, a gente achava que não conseguiria, mas Flora a todo tempo esteve confiante”, conta José. “Ficamos muito emocionados com a entrega das medalhas. Foi algo satisfatório. É bom ver esse envolvimento deles”, completa a docente.

Medalhistas:

José Ferreira – 4º ano de Informática (ouro OBG)

Vitória Lopes – 2º ano de Edificações (bronze: OBCT e prata: OBG)

Maria Glauciane Mendonça – 4º ano de Informática (bronze OBG)

 

ogb4.jpg                             pgb5.jpg                         ogb6.jpg