Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira garante premiações em Olimpíada Alagoana de Matemática das Escolas Públicas

O campus conquistou duas medalhas de prata, duas de bronze e quatro menções honrosas

por Monique de Sá publicado: 17/12/2019 10h15, última modificação: 17/12/2019 10h15

Fechando o ano de 2019 em grande estilo, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios encerra sua participação nas olimpíadas de matemática com uma ótima notícia: o campus é medalhista e destaque na Olimpíada Alagoana de Matemática das Escolas Públicas (OAMEP). São duas medalhas de prata, duas de bronze e quatro menções honrosas. Todas elas conquistadas por estudantes dos cursos técnicos integrados, que durante este ano se dedicaram e se envolveram nessas “disputas do conhecimento”.

Este resultado é obtido através das notas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), excluindo o resultado das escolas particulares. “A OBMEP é a principal prova de olimpíada que temos. A partir do resultado, temos a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), que engloba todas as escolas inscritas na OBMEP, sejam públicas ou particulares. Já a OAMEP considera o resultado da OBMEP apenas de escolas públicas. Com a segunda fase da OBMEP, o aluno está participando na verdade de três olimpíadas”, explica a professora da disciplina, Andreia Rodrigues.

Além da sala de aula, com a explanação dos assuntos obrigatórios na grade curricular, os professores de Matemática do campus estiveram envolvidos em um preparatório para a segunda fase da OBMEP, focando em assuntos, que muitas vezes são temidos pelos estudantes, como: álgebra e geometria.

Conquista merecida

Saulo Almeida é do 3º ano de Eletrotécnica e seu histórico no Ifal Palmeira é de grandes conquistas nas olimpíadas. No ano passado, por exemplo, o estudante faturou medalha de bronze na Olimpíada Alagoana de Química (OAQ). Segundo ele, sua preparação se deu a partir da prática através de banco de questões e videoaulas.

“Os professores também me ajudaram muito a tirar dúvidas que eu tinha em matérias como análise combinatória e probabilidade. Nesta prova achei que o grau de dificuldade estava razoável. Algumas questões boas e outras bem difíceis. Sem dúvidas, pretendo sim participar ano que vem e buscar, quem sabe, um ouro”, anima-se o garoto.

Conheça os medalhistas:

Prata: