Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira é ouro e garante vaga na Jornada de Foguetes
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira é ouro e garante vaga na Jornada de Foguetes

Com o alcance de 290 m de distância no lançamento de foguete, alunos de Eletrotécnica participarão da Jornada de Foguetes na Barra do Piraí/RJ

por Monique de Sá publicado: 22/07/2019 10h39, última modificação: 22/07/2019 11h59

Mais uma vez o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, bate seu próprio recorde na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). No ano passado, a equipe que levou a medalha de ouro atingiu a marca no lançamento de foguete de garrafa PET de 218 metros. Este ano, o grupo formado pelos alunos de Eletrotécnica Tony Rocha, Eloá Constantino e Lorena Viana chegou à marca de 290 metros e o alcance garantirá uma vaga para a equipe na Jornada de Foguetes, que será realizada em outubro na Barra do Piraí/RJ.

lancamento.jpgNa competição, por serem alunos do ensino médio, eles disputam pelo nível 4, e, por isso, devem utilizar em seus foguetes como combustível para impulsionamento: vinagre e bicarbonato de sódio, o que acaba envolvendo o estudo, também, de disciplinas como Química e Física. Participam especificamente da Jornada, aqueles alunos que chegam à distância de no mínimo 100 m de alcance.

No ano passado, o aluno Tony Rocha já havia participado da Mostra, o que garantiu para ele uma medalha de prata. Este ano, com mais experiência, ele uniu as dicas certas e se aprofundou ainda mais para chegar até o ouro.

Peguei dicas com o professor Jarbas Noronha de São José dos Campus (SP). Ele lança foguetes desde 2001 e é um recordista no assunto. Além dele, tivemos a ajuda de Ely Lima (ex-aluno do campus e ouro no ano passado) e dos professores Manoel Pereira e Márcio Lopes, que nos ajudou no cálculo para a dosagem certa de bicarbonato e vinagre”, conta Tony.

equipe.jpgHoje o aluno compreende que um dos segredos para um bom lançamento está na forma correta também de vedação da garrafa PET. “Não pode vazar pressão, então temos que ter cuidado com a estrutura. Neste caso, fizemos o foguete maior com aletas menores para que não ficasse tão pesado”, explica.

A ansiedade e expectativa em torno do evento são grandes, afinal eles são uma das equipes que representam Alagoas na Jornada. “Desde o começo do ano criamos um grupo no whatsapp e íamos conversando e discutindo ideias sobre o assunto. Não esperávamos! Tenho um grande envolvimento com a Química e com essa parte de substâncias. Nunca tinha feito um foguete, mas com as orientações do professor Manoel fui me interessando cada vez mais”, diz Lorena.

campanha.jpgVaquinha” solidária

Com o intuito de custear despesas particulares na viagem para a Barra do Piraí/RJ, além de camisas, brindes e panfletos; a equipe lançou uma “vaquinha solidária”. Os interessados em ajudar podem acessar o link: http://vaka.me/640459 e contribuir com qualquer valor.

Jornada de Foguetes

O evento é realizado anualmente em um hotel fazenda na cidade de Barra do Piraí-RJ, reunindo estudantes recordistas no lançamento de foguetes. Alunos de todo o Brasil apresentam projetos de foguetes e bases de lançamento com o intuito de obter o maior alcance horizontal. Este ano, a Jornada será realizada de 15/10 a 18/10. Durante esses quatro dias, os estudantes assistem a palestras com especialistas da área aeroespacial e participam de workshops e oficinas.