Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira dos Índios sedia 1º Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá

Ifal Palmeira dos Índios sedia 1º Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá

Evento aberto ao público, acontece entre 15 e 17 de agosto

por Jhonathan Pino publicado: 11/08/2022 11h53, última modificação: 11/08/2022 11h53

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é uma das instituições de apoio do 1º Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá e do I Encontro dos produtores da fruta em Alagoas, que será realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, no auditório do Campus Palmeira do Índios. Aberto ao público, o evento busca reunir pesquisadores, doutores, professores, estudantes, empresários do setor rural, produtores da agricultura familiar, associações de produtores e cooperativas, para compartilhar conhecimento técnico sobre o cultivo de frutos, além de difundir estratégias de comercialização.

Em entrevista para o Blog “Adalberto Gomes Noticias”, o presidente da Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro, ressaltou que o evento quer dar visibilidade de Alagoas como área de excelência para essas espécies, “atraindo pesquisadores, estudantes, produtores, importadores, exportadores e a inclusão de Alagoas - como o maior produtor do Brasil - na rota da integração nacional”, disse.

A Rota da Fruticultura Alagoana abrange sete polos, com suas respectivas frutas regionais, sendo a cidade de Palmeira dos Índios destaque no lançamento da viabilidade cultural do umbu-cajá e suas Spondias.

Sobre o Simpósio

Além do Ifal, o Simpósio é uma realização da Carpil e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e também tem o poio da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios. A abertura, no dia 15, está marcada para ás 19h, no Campus do Palmeira, com o Painel “Potencialidades do Umbu-cajá e outras Spondias e o desenvolvimento da fruticultura no Nordeste”

Fazem parte da programação, ao longo do 16, palestras sobre a genética do Umbu-Cajá; variedades e modelos de negócio; o potencial farmacológico e cosmético da espécie e a cadeia da fruticultura.

No dia 17 serão debatidos experiências de cultivo, industrialização e comercialização do Umbu-Cajá nos estados de Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte, além de ser realizada uma visita de campo e encontro com empresários do setor. Confira a programação abaixo:

WhatsApp Image 2022-08-11 at 09.13.54.jpeg