Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira dos Índios encerra X EIC com destaque para sustentabilidade, inovação e integração
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira dos Índios encerra X EIC com destaque para sustentabilidade, inovação e integração

Três dias de pesquisa, criatividade e integração marcaram a décima edição do Encontro de Iniciação Científica do campus
por Sâmia Cardeal publicado: 09/12/2025 11h49, última modificação: 10/12/2025 09h30

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, encerrou nesta quinta-feira, 4 de dezembro, o X Encontro de Iniciação Científica (EIC), realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2025, um dos principais eventos acadêmicos da instituição e marco da I Semana Integrada de Eventos. Com o tema “Planeta Água: ciência, tecnologia e inovação para um mundo sustentável”, a edição deste ano reuniu estudantes, servidores, escolas convidadas e instituições parceiras em três dias de intensa programação científica, cultural e tecnológica.

A abertura contou com a apresentação da Orquestra Municipal Graciliano Ramos, que animou o público e criou um clima festivo para o início das atividades. Também estiveram presentes representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Terceira Região (CRT-03), acompanhados do superintendente Luiz Paulo, reforçando a importância da aproximação entre o ensino profissional e o setor produtivo.
A Direção de Ensino, representada pelo professor Rodolfo Santos e sua equipe, acompanhou o evento em todos os momentos, fortalecendo o apoio institucional às ações de pesquisa e inovação.

EIC

Ao longo do encontro, o campus se transformou em um ambiente de intensa circulação de saberes. Estudantes apresentaram pesquisas nas modalidades comunicação oral, banner e salas temáticas, abordando temas como robótica, sustentabilidade, energias renováveis, ciências da natureza, linguagens, saúde e cultura.

EIC
Um dos destaques foi a participação dos estudantes do Ifal Satuba, que trouxeram pesquisas na modalidade banner e integraram as atividades de forma ativa e colaborativa. A presença da delegação reforçou o caráter integrador do evento, fortalecendo o diálogo entre campi e ampliando o intercâmbio de metodologias e experiências científicas.

EIC

O diretor-geral do campus destacou o compromisso institucional com a pesquisa e a formação cidadã por meio da ciência:
“O Campus Palmeira dos Índios está sempre de portas abertas para iniciativas que fortaleçam a pesquisa, a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes. O X EIC mostrou, mais uma vez, a força da nossa comunidade acadêmica e a importância de integrar ciência, cultura e inovação no cotidiano escolar. Agradeço a todos que contribuíram para que esta edição fosse um sucesso, desde os professores orientadores até os estudantes que brilharam nas apresentações. Um agradecimento especial à professora Camyla Martins, coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que esteve à frente da organização com dedicação e competência. Eventos como este só acontecem graças ao trabalho em equipe e ao compromisso de todos,” destacou.

EICAs salas temáticas, banners e apresentações movimentaram intensamente o campus, com ambientações criativas, produções educativas e interações dinâmicas com o público visitante. Os trabalhos foram distribuídos entre eixos como Robótica, Sustentabilidade, Energias Renováveis, Ciências da Natureza, Linguagens, Saúde e Cultura.

O encerramento do evento foi marcado pela premiação dos projetos que mais se destacaram pela relevância social, rigor metodológico e impacto educativo.

Comunicação Oral

1º lugar – Análise acústica e térmica do bloco do ensino superior do campus
2º lugar – Iniciação científica no Ensino Médio: temas de aprofundamento curricular
3º lugar – Acidentes com perfurocortantes em serviços de saúde

Apresentação de Banner

1º lugar – Soluções naturais no controle de vetores
2º lugar – Primeiros socorros na comunidade escolar
3º lugar – Miadudota: porque conscientizar é preciso

Salas Temáticas

1º lugar – Ada Lovelace inspirando gerações
2º lugar – Vidas Secas
3º lugar – Fundo do mar