Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira dos Índios celebra 30 anos de história transformando vidas

Ifal Palmeira dos Índios celebra 30 anos de história transformando vidas

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 01/08/2023 22h14, última modificação: 01/08/2023 22h22

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Palmeira dos Índios celebra, no dia 2 de agosto, os 30 anos do início de suas atividades. A data será comemorada com a devida importância pela comunidade acadêmica do Campus e por todo o Ifal, com uma programação especial preparada para todo o mês de agosto, que contará com apresentações, gincana, oficinas, entre outras atividades.

“É uma data muito especial. Sinto um orgulho enorme de fazer parte da história deste campus, de ter a oportunidade de ser seu gestor neste momento único. Acredito que todos os servidores, alunos e colaboradores que por aqui passaram, ou que estão aqui neste momento, sentem esse orgulho também”, destacou o professor Roberto Fernandes, diretor-geral do Ifal Palmeira dos Índios.

Programação - parte 1Nesta quarta-feira (02/08), dia do aniversário dos 30 anos do Ifal Palmeira dos Índios, será realizado o início das comemorações com hasteamento das bandeiras, presença da Banda da Polícia Militar de Alagoas e corte do bolo comemorativo, a partir das 14h. A ação será realizada no estacionamento do campus e contará com a presença e participação da comunidade acadêmica local.

“É um campus querido, amado, de muita história e de casos de sucesso. Que nosso campus seja eterno e continue sempre esse lugar acolhedor, transformador de vidas e difusor de conhecimento, ciência, arte e cultura. Parabéns Ifal campus Palmeira dos Índios”, pontuou Roberto Fernandes.

A fim de marcar a data, foi realizado um concurso para celebração da logo comemorativa dos 30 anos do Ifal Palmeira. A proposta vencedora é de autoria do estudante Ítalo Marcos dos Santos Silva, do curso técnico em Edificações pelo e atualmente matriculado em Engenharia Civil.

Breve histórico do campus

Programação - parte 2Em 2 de agosto de 1993, chegaram os primeiros servidores para aquela que na ocasião era chamada de Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL). À época, Palmeira dos Índios passou a ganhar um centro de educação que beneficiaria não apenas os jovens do município, mas toda a comunidade, através da oferta dos cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica.

O dia 9 de agosto de 1993 marca a data das aulas inaugurais dos respectivos cursos. Os anos se passaram e a oferta de cursos tornou-se cada vez maior. De ETFAL, passou a ser denominado como Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL). Em 2008, através da Lei nº 11.892/08, foram criados os Institutos Federais. Atualmente, fazem parte da grade dos cursos da instituição os técnicos integrados em: Edificações, Eletrotécnica, Informática e o novo em Segurança do Trabalho; o subsequente em Segurança do Trabalho; os superiores em Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Sistemas Elétricos, além dos cursos a distância (EaD): Ciências Biológicas e Letras – Português.

Atualmente, o Campus Palmeira dos Índios é reconhecido nacional e internacionalmente, através do trabalho desenvolvido em conjunto pelos estudantes, professores, técnicos administrativos, profissionais terceirizados.

Saiba mais sobre o Ifal Palmeira dos Índios no vídeo abaixo.