Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal implanta Programa de Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos em Santa Luzia do Norte

Projeto foi idealizado pelo professor do Ifal Palmeira, Marlos Pereira

por Monique de Sá publicado: 06/02/2020 11h47, última modificação: 06/02/2020 11h47

Uma proposta inovadora e sustentável para a população da cidade de Santa Luzia do Norte – AL, voltada para a gestão de resíduos eletroeletrônicos. Assim pode ser definido o programa que será implantado no município alagoano, através de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura local. A ideia partiu do professor do campus Palmeira dos Índios, Marlos Pereira. O docente também é mestrando do curso de Tecnologias Ambientais do Ifal Marechal e pretende utilizar os dados desse trabalho para dissertação do seu mestrado.

Na primeira etapa do Programa de Gestão Resíduos Eletroeletrônicos, Marlos pretende fornecer cursos de conscientização ambiental sobre o descarte desse tipo de resíduo. A iniciativa visa atingir estudantes de escolas locais e garis responsáveis pela coleta do lixo.

Marlos.jpg“O objetivo principal é fazer essa disseminação do conhecimento e ressaltar os locais de instalação dos coletores na cidade, além de frisar a forma correta de descarte e tratar sobre o tempo de durabilidade desse resíduos em casos de descarte inadequado no meio ambiente. Trata-se de um projeto amplo e importante para a cidade, já que não dispõe desse tipo de programa”, detalha Marlos.

Segundo o docente, em Alagoas, apenas Maceió tem um programa de gestão desses resíduos, por isso o município de Santa Luzia será o segundo a ter esta iniciativa. Devido à relevância da ação socioambiental, outro objetivo do projeto será utilizar as informações mensuradas para dissertação do mestrado feito por Marlos.

“Vamos utilizar esses dados para mensuração. A ideia é que possamos calcular a quantidade de resíduos descartados e as quantidades que foram retiradas ao longo dos meses, então farei uma avaliação de antes do Programa e a partir disso ter um diagnostico sobre a quantidade de quilos de lixo eletroeletrônico que a cidade recolheu”, explica o docente.

A fase final do Programa consiste em uma parceria feita com uma empresa alagoana que contribui com a não degradação ambiental e com a destinação correta do lixo eletrônico. “Com a execução desse Programa já a partir deste mês, os garis da cidade e toda a população saberá trabalhar na segregação desse lixo, que será recolhido para esta empresa parceira e dará um destino final correto. Dando tratamento, tirando peças que podem ser reutilizadas e levando o restante do lixo para empresas de beneficiamento”, conclui Marlos.