Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira fatura 9 medalhas e 7 menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências

Campi Arapiraca, Maceió, Piranhas, Maragogi, Santana do Ipanema, Satuba e Palmeira dos Índios tiveram premiados

por Roberta Rocha publicado: 01/03/2021 17h26, última modificação: 02/03/2021 13h58

A Olimpíada Nacional de Ciências - ONC, maior olimpíada do conhecimento em ciências do país, divulgou na última quinta-feira, 25, a lista de premiados da edição 2020. Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal se destacaram na disputa e conquistaram, ao todo, 16 medalhas, além de 39 menções honrosas. O Campus Palmeira teve o resultado mais representativo do instituto: duas medalhas de ouro, duas de prata, cinco de bronze e sete menções honrosas.

Obtiveram reconhecimento na ONC 2020 também os campi Arapiraca, Maceió, Piranhas, Maragogi, Santana do Ipanema e Satuba.

De acordo com a professora de Química do Ifal Palmeira, Amanda Lima, a iniciativa de engajar os alunos na ONC foi também uma alternativa para aproximá-los do campus e dos estudos, já que no período das inscrições e do preparatório o ensino remoto ainda não havia começado no Ifal e os discentes estavam sem aulas regulares.

"A Olimpíada trouxe um estímulo para eles estudarem no meio da pandemia. Juntamos um grupo de professores para dar suporte a esses alunos, para tirar dúvidas. Criamos um grupo com eles no whatsapp, disponibilizamos material, fizemos alguns podcasts e todos os dias eu mandava mensagens de incentivo", relatou. Felipe Porfírio, medalha de ouro do Ifal Palmeira

O estudante do campus Filipe Porfírio, medalha de ouro na ONC, confirma a importância do apoio recebido. O medalhista conta que resolveu se inscrever apenas para adquirir experiência, participou do grupo de estudos criado pelos professores do Ifal Palmeira e chegou ao topo do pódio na competição.

"A prova é bem trabalhada, muito técnica. Adotei a estratégia de realizar provas anteriores da ONC e tentar acertar ao máximo, com os conhecimentos que eu já vinha adquirindo estudando, principalmente, para o Enem. Entrei para adquirir experiência, e sai medalhista. Isso me motiva ainda mais a participar de olimpíadas futuras", resumiu.

Sobre a iniciativa - Articulada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição testa os conhecimentos de estudantes do ensino médio e das últimas séries do ensino fundamental nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. De acordo com os organizadores, a edição 2020 bateu recorde de participação, com mais de dois milhões de inscritos.