Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal colabora com projeto que busca repensar Palmeira dos Índios
conteúdo

Notícias

Ifal colabora com projeto que busca repensar Palmeira dos Índios

Iniciativa reúne instituições de ensino superior e comunidade do município

por Jhonathan Pino publicado: 16/11/2020 10h03, última modificação: 17/11/2020 09h16

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) integra o Projeto Reinventando Palmeira, uma iniciativa que visa comemorar os 131 anos de existência do município de Palmeira dos Índios, articulando instituições da região para repensar na produção de uma narrativa da cidade, com o foco nas potencialidades e possibilidades de transformação estética e sustentável.

A partir desta terça-feira, 17, serão realizadas palestras com especialistas e representantes da comunidade, na área artística e cultural. Elas serão transmitidas pelo Canal oficial do Youtube, da Editora Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).Primeiro dia de Reinventando Palmeira terá participação do professor da Uneal, Edson Bezerra.jpg

Entre os objetivos das palestras estão discutir a identidade cultural, a memória cultural e afetiva de Palmeira dos Índios, diante do processo dos processos de identidade alagoana; problematizar as diferentes etnias existentes na região – quilombolas e etnias indígenas – e o atual modelo de desenvolvimento social, além de debater a memória musical e literária e da cidade.

O professor do Campus Palmeira dos Índios, Daniel Andrade, está participando da organização do evento. Ele comenta que a participação do Ifal no projeto atende ao processo de Curricularização da Extensão na instituição.

“Nossa familiarização com a proposta, enquanto professor do Ensino da Arte, está em consonância às ações, mais especificamente na extensão, realizados de 2017 a 2019, com o Artifal, projetos por nós coordenados e aprovados pela Proex [Pro-reitoria de Extensão]”, detalha.  

Outro professor do Ifal que atuará como palestrante é Cosme Rogério, do Campus Batalha. Ele é morador de Palmeira e por isso, no dia 2 de dezembro contribuirá com “As memórias literárias e musicais da cidade”. 

Professores Jairo José Campos e Érica de Oliveira Santos participam de atividade do dia 16.jpgAlém da Uneal e Ifal, a Universidade Federal de Alagoas, o Centro Universitário Cesmac e a Unopar são integrantes da iniciativa.

Confira a programação abaixo do primeiro módulo:

  • Dia 17 de novembro, 19h30 - “O que pode ser a Reinvenção de Palmeira diante de uma Alagoas Profunda?” Palestrante: Prof. Edson Bezerra (Uneal).
  • Dia: 18 de novembro, 19h30 - “A questão da memória e suas possibilites de esperança”, palestrante: Prof. Érica de Oliveira Santos; “As etnias indígenas, massacre, possibilidades e esperança”, palestrante: Prof. Jairo José Campos da Costa.
  • Dia 25 de novembro, 19h30 - “A invenção do Agreste”, palestrante: prof. Cícero Alburquerque; “Os negros quilombolas da tabacaria”, palestrante: Profa. Francisca Maria.
  • Dia 02 de dezembro, 19h30 - “As memórias literárias e musicais da cidade”, palestrante: Prof. Cosme Rogério.
  •  Dia 09 de dezembro, 19h30 - “As possibilidades de uma economia criativa”, palestrante: prof. Elder Patrick; “Com a palavra, o Prefeito”.