Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira dos Índios entrega certificados do curso Eletricista de Sistemas Renováveis
conteúdo

Notícias

Campus Palmeira dos Índios entrega certificados do curso Eletricista de Sistemas Renováveis

No total, 62 estudantes obtiveram o certificado de conclusão em Eletricista de Sistemas Renováveis pelo Ifal.

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 29/08/2022 17h53, última modificação: 29/08/2022 18h14

O Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, na última sexta-feira (26/08), a entrega dos certificados dos participantes do curso de qualificação profissional Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. A formação teve duração de três meses, carga horária de 200 horas e fez parte das ações do Programa Qualifica Mais Energif, desenvolvido em todo o país pelo Ministério da Educação em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Entrega certificados do curso Eletricista de Energias Renováveis Em Palmeira dos Índios, o Ifal irá ofertar ao todo 5 turmas de 36 alunos até o fim do ano. A certificação realizada na sexta (26) fez parte do primeiro ciclo formativo, que envolveu 72 estudantes de duas turmas iniciadas em junho. Destes, 62 obtiveram o certificado de conclusão em Eletricista de Energias Renováveis pelo Ifal.

O professor Márcio Azevedo, supervisor do Energif no Campus Palmeira dos Índios, destacou o esforço dos alunos para chegarem até o final do curso e conseguirem o certificado de conclusão.

“Muitos de vocês trabalham o dia todo e abriram mão de outras coisas para estarem aqui com a gente. E, se vocês estão fazendo isso, é porque têm um desejo a mais, uma vontade a mais, de atender essa necessidade de conhecimento, de sempre buscar coisas novas.É por isso que estamos aqui a cada dia, lutando para atender essa demanda por conhecimento em nossa região”, destacou.

Presente à solenidade, a professora Ilka Cedrim, coordenadora geral do Programa Qualifica Mais em Alagoas, destacou que a certificação é motivo de orgulho para o Ifal e sinal de cumprimento da missão do Instituto no Estado. Cedrim ressaltou que a realização do curso foi uma oportunidade para ampliar opções de atuação dos participantes no mundo do trabalho, possibilitando um retorno positivo para os estudantes, suas famílias e para a comunidade de Palmeira dos Índios e região.

Oportunidades num mercado em expansão

Entrega certificados do curso Eletricista de Energias Renováveis A realização do curso busca ampliar a geração de oportunidades de inserção no mundo do trabalho na região a partir de um mercado que cresce cada vez mais, com a necessidade de geração de fontes limpas e renováveis de energia elétrica. A energia solar, por meio da instalação de placas solares em domicílios e empresas, é uma realidade no país e em Alagoas, e deverá ser aproveitada como alternativa de trabalho pelos estudantes participantes da capacitação promovida pelo Ifal.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a energia produzida por meio de placas fotovoltaicas aumentou em mais de 330% de 2014 até os dias de hoje. A estimativa do Ministério é de que em 2031, a energia produzida por meio dos raios do sol seja responsável por 17% da matriz energética brasileira. Atualmente esse número corresponde a 7,7% da eletricidade gerada no país.  

“Palmeira dos Índios é a 5ª cidade com mais placas solares instaladas no estado de Alagoas. São 4.500 placas instaladas na cidade. Isso não corresponde nem a 1% das casas. Imaginem o que significa esses mais de 99% de oportunidades que se abrem nesse setor”, destacou o professor Márcio Azevedo.

Qualifica Mais Energif

O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h. 

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.