Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Grupo de estudos para Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) está com turmas abertas

por Monique de Sá publicado: 05/03/2020 10h44, última modificação: 05/03/2020 11h03

O professor de Física, Rodrigo Raposo, em parceria com os alunos Reginaldo Viana, Alex Gomes e Fausto Barbosa convidam os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, a participar de um grupo de estudos de preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia a Astronáutica (OBA).

Os encontros ocorrerão às quintas-feiras para duas turmas: pela manhã das 8h15 às 10h15 e pela tarde das 14h às 16h30, no laboratório de Segurança do Trabalho ou no Laboratório de Física. Os interessados podem entrar em contato com o grupo, através do telefone: (087) 99617-1516 (Reginaldo).

oba2.jpgO professor Raposo despertou na gente o sentido da Astronomia. É uma matéria que não é obrigatória na grade curricular, mas que tem um campo abrangente e no ramo da pesquisa e da ciência é muito vasta”, diz o aluno de Eletrotécnica, Reginaldo.

Para Fausto, ensinar é um ótimo método também de aprendizagem. “À medida que ensinamos também aprendemos, pois fixamos o conteúdo e ganhamos conhecimento. É uma área fascinante com a qual somos muito envolvidos”, lembra Fausto, estudante de Informática.

Sobre a OBA

oba.jpgA OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio. A olimpíada tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Este ano, a prova está marcada para ser realizada em 15 de maio (sexta-feira), ocorrendo simultaneamente em todas as escolas participantes. A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões.