Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Grandes nomes da Informática são lembrados em atividade proposta por docentes do Ifal Palmeira

por Monique de Sá publicado: 20/05/2020 19h34, última modificação: 20/05/2020 19h40

Com o objetivo de estimular os alunos a conhecerem a história da Informática de uma maneira diferente, reconhecendo as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da área, os professores do curso do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, através de um recurso lúdico, desafiaram seus alunos a destacar esses rostos e suas realizações, por meio de cartas de jogo (cards).

A atividade envolveu a turma do 1º ano do curso, sendo proposta pelos professores: Helynne Lima, João Vilian e Ítalo Arruda, da disciplina: Fundamentos da Informática. Segundo Helynne, a partir desta ação interativa, foram revisitados pontos importantes de cada trajetória desses nomes de destaque.

“Desde a formalização do conceito de algoritmo e computação, contribuição de Alan Turing, até a idealização das tecnologias mais atuais que conhecemos, como a WWW (Tim Berners-Lee), o Facebook (Mark Zuckerberg) e o Linux (Linus Torvalds). Além de trazer destaque para as mulheres que também fizeram história, como Ada Lovelace e Grace Hopper”, explica a docente e coordenadora do curso.

A atividade foi amplamente aceita pela turma, que teve participação ativa. “Repassei a ideia e eles produziram tudo, desde a escolha dos nomes e desenho das cartas, até a pesquisa que envolvia descobrir informações como: a data de nascimento, o país de origem, as áreas de formação e as invenções ou contribuições que marcaram cada personalidade da informática”, diz Helynne.

É o que confirma a aluna Paloma Tainá Lopes, 15 anos. Para ela, a confecção dos cards trouxe estímulo e motivação em meio ao isolamento social vivenciado nesta fase de pandemia. “Achei que foi uma atividade que além de ser interativa, transmitiu o estímulo ao aluno, nos permitindo manter a comunicação de uma forma diferente, por ser virtual, com os nossos colegas e os professores”, justifica.

Já Samira Aguiar, 18 anos, ressalta que a atividade trouxe mais inspiração para que possa seguir na área. “Além de proporcionar um conhecimento mais amplo, também serviu de inspiração para seguirmos profissionalmente, ao perceber que mulheres também foram fundamentais no desenvolvimento da Informática, apesar de não serem tão reconhecidas como os homens. Ao perceber isso, só me fez gostar mais da área e me esforçar para me formar e quem sabe ser igual a elas”, salienta Samira.

Ficou curioso acerca da atividade? Todos os cards, você confere no Instagram do Instituto: @ifalcampuspalmeira . De 20/05 a 22/05 e de 25/05 a 28/05 serão postados os trabalhos desenvolvidos pelos discentes em parceria com seus professores.

CONFIRAM!

capa.jpg