Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes dos cursos técnicos e superiores participam da palestra: “Porque o BIM é arretado!”

por Monique de Sá publicado: 23/10/2019 12h29, última modificação: 23/10/2019 12h45

Estudantes dos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios participaram na manhã desta quarta, 23, da palestra promovida pelo ex-professor do campus e arquiteto: Nilson Martins. Com o título: “Porque o BIM” é arretado”, Nilson tratou da Tecnologia Building Information Modeling (BIM), ou seja, Modelagem de Informação da Construção.

Com experiência e currículo vasto na área, Nilson explicou que esta se trata de uma teoria que surgiu em meados dos anos 70 e que só foi possível sua manipulação a partir da década de 90, quando as ferramentas disponíveis foram capazes de colocá-la acessível aos usuários. “O BIM traz o cuidado com o repasse da informação, seja descrita ou nilson.jpgmodelada, devendo surgir na concepção do produto, nesse caso, a construção. Diante disso, o conceito mais simples aplicado é uma edificação precisa construída de forma digital”, ressalta.

Para o docente, esta foi uma oportunidade de tratar de uma tecnologia e compartilhar o conhecimento adquirido em anos de experiência na área e através de estudos. “Quando assisti ao filme 'O menino que descobriu o vento', percebi que o conhecimento pode inspirar pessoas de qualquer lugar do mundo para ser o diferencial quando aplicado à realidade delas. Dessa forma, falar sobre o assunto pode ampliar as possibilidades de atuação desses futuros profissionais no mercado”, lembrou o arquiteto.

palestra 3.jpgProfessor substituto do campus Palmeira nos anos de 2017 e 2018, o arquiteto afirmou que trouxe bastante felicidade para ele, retornar e ministrar esta palestra. “Cheguei ao Ifal Palmeira cheio de insegurança e, tanto o acolhimento quanto o ambiente de trabalho, favoreceram para que eu tivesse um desempenho além do esperado. Fiz amigos, poder aliar a oportunidade de revê-los à possibilidade de transmitir conhecimento é simplesmente mágico”, contou Nilson.