Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes do Ifal Palmeira são classificados para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

por Monique de Sá publicado: 06/04/2020 12h16, última modificação: 06/04/2020 12h17

Maria Eduarda Lima de Barros e Felipe Rafael Sotero. Esses são os nomes dos dois estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, classificados para a 2ª fase da XVI Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Com o objetivo de estimular o interesse em estudos biológicos em alunos e alunas do ensino médio, a 1ª fase da OBB foi realizada no mês passado, abordando questões atuais como veganismo, queimadas e o novo Coronavírus.

E é justamente pela pandemia da COVID-19 e em nome da segurança dos estudantes que a 2ª fase da prova será adiada (sem previsão de data), mas isso tornou-se um estímulo para Eduarda e Felipe, que usarão esse tempo para se preparar ainda mais para a olimpíada do conhecimento.

Pretendo intensificar os estudos dessa matéria nesse período de isolamento social. Gosto de Biologia de uma forma geral e tenho mais afinidade com a parte de genética, na qual pretendo me desenvolver e trabalhar futuramente”, diz Eduarda, aluna de Edificações.

Surpresa com a classificação, a garota ressalta que teve uma ajuda em especial para a prova. “O professor Ricardo foi quem mais me auxiliou quando eu procurei por informações, mesmo estando afastado do campus na época, e me incentivou a fazer a prova também. Além disso, ele foi meu professor durante a maior parte do ensino médio e devo a ele grande parte do meu apreço pela matéria hoje”, agradece Eduarda.

Quem também não esperava a aprovação para a 2ª fase foi o estudante do 4º ano de Informática, Felipe Sotero. Biologia nunca foi seu “forte”, mas a curiosidade o instigou a compreendê-la. “Eu gostei da prova, mas o resultado foi uma surpresa! Fiquei muito feliz ao saber da minha pontuação e incrédulo ao saber da minha classificação. Aproveitei a olimpíada e, nos meses anteriores, eu organizei e estudei os conteúdos cobrados na mesma”, diz.

Para a 2ª etapa, Felipe planeja aprimorar os estudos, apesar de já se sentir um vitorioso. “Sei que será outro nível e eu terei que me esforçar bastante. Mesmo que não obtenha nada na próxima fase, para mim é uma grande vitória eu ter buscado obter conhecimento no maravilhoso mundo da Biologia”, anima-se.

Sobre a OBB

A OBB é uma competição organizada pelo Instituto Butantan, que tem como participantes alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, de qualquer escola pública ou privada no país. A idade máxima de participação é 19 anos. A olimpíada é dividida em três fases: a 1ª com 30 questões de múltipla escolha abordando todo o conteúdo de Biologia contido no site da Olimpíada.

A segunda etapa é composta de uma prova com 100 questões de múltipla escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª fase. Já a 3ª fase é realizada no Instituto Butantan com os 15 primeiros colocados na fase anterior.