Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes do Ifal Palmeira conquistam medalhas de ouro e bronze nas Olímpiadas de Foguetes 2021

Trio bateu recorde da competição e pode representar Alagoas em evento nacional

publicado: 19/08/2021 18h43, última modificação: 19/08/2021 18h43

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

Três estudantes do campus Palmeira dos Índios conquistaram um feito histórico para o Ifal em sua participação na Olímpiadas de Foguetes (Mobfog) 2021, alcançando um recorde de ultrapassar a marca de 320m em um lançamento do protótipo durante o evento presencial e 289 metros no formato virtual, por meio do aplicativo Open Rocket.

Após participações em edições anteriores, essa é a primeira vez que estudantes do Instituto Federal de Alagoas conseguiu obter medalhas na competição, conquistando a vaga para participação da equipe na Jornada de Foguetes realizada anualmente em um hotel fazenda na cidade de Barra do Piraí-RJ, e que reúne estudantes recordistas em lançamentos de todo o país. O evento, no entanto, ainda não está confirmado devido a condições sanitárias ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

"Com o apoio do Instituto, pude adquirir experiências únicas, as quais me proporcionaram uma certa habilidade para conquistar a medalha de ouro na MOBFOG" - Alex Victor.

A equipe, formada pelos alunos Pedro Miguel, Tony Miquéias e Alex Victor e orientada pelo professor Rodrigo Raposo, surgiu após interesse dos jovens em participar da competição. Mesmo com a pandemia, eles se consolidaram como a única equipe do campus a concorrer na Mobfog, participando das versões presencial e virtual das Olímpiadas de Foguetes, onde obtiveram as medalhas de ouro e bronze respectivamente.

"Eu me sinto bem em saber que pude acrescer ajuda aos meus colegas de equipe, possibilitando atingir esses feitos" - Pedro Miguel.

De acordo com o professor, os estudantes seguiram todos os protocolos de segurança exigidos para o lançamento presencial e conseguiram o feito que há muito tempo era almejado por todo o campus.

“A equipe de alunos é muito boa. Um deles [Alex Victor] foi para um treinamento na NASA, no Space Center em Houston. E tem outro aluno, o Pedro Miguel, que desenvolveu um foguete virtual com colaboração dos outros colegas, conquistando a medalha de bronze na Olímpiadas de Foguetes Virtual”, comemorou.

"Gostaria de agradecer aqueles que acreditaram e continuam acreditando em mim, isso faz com que eu melhore cada dia mais" - Tony Miquéias.

As realizações dos alunos continuaram a ser exaltadas pelo professor, que citou inclusive que o trabalho desenvolvido por eles será deixado como legado para o campus e futuros estudantes interessados no tema.

“O Tony Miquéias é um aluno super esforçado. Ele já fez vários modelos de base, pretende fazer artigos também, tudo isso com o intuito de deixar uma herança para o Ifal com os projetos de pesquisa que ele desenvolve. Assim os alunos podem dar continuidade na Jornada de Foguetes do ano que vem. Além disso ele já participou de pelo menos duas edições da Jornada e está perseguindo uma premiação na Jornada de Foguetes deste ano”, torce.