Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes do curso de Engenharia Elétrica visitam complexo eólico em Pernambuco

Visita técnica

Alunos aliam teoria e prática com observação do cotidiano de empreendimento
por Jhonathan Pino publicado: 17/07/2023 10h32, última modificação: 17/07/2023 10h32

Os estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Campus Palmeira dos Índios realizaram, na última quarta-feira (12/07), uma visita técnica ao complexo Eólico Ventos de São Clemente, o maior empreendimento eólico de Pernambuco, localizado entre os municípios de Caetés, Capoeiras, Pedra e Venturosa, no agreste do estado.

Os estudantes foram acompanhados por professores do curso e de membros da empresa Echoenergia, que gere oito parques eólicos, distribuídos em uma área de 3.700 hectares. O empreendimento ainda possui 126 aerogeradores e uma capacidade instalada total de 233 MW. Diretor de Ensino da unidade, Rodolfo Rodrigues, pontuou os ganhos no ensino-aprendizagem com observação do cotidiano de um empreendimento na área.JPG

Para os professores idealizadores da atividade, a visita técnica a um empreendimento desse porte complementa o ensino-aprendizagem, por ser um recurso didático-pedagógico que permite que o envolvimento dos alunos no processo produtivo e tecnológico e ainda produz um efeito motivacional, por meio da percepção de como é o cotidiano da profissão.

“Efetivamente, mostra ótimos resultados educacional, já que os alunos vivenciam o dia a dia da organização da empresa, ao ouvir, ao observar e ao sentir, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem. Haja vista que as teorias compartilhadas em sala de aula passam do campo teórico e penetram nos ambientes de trabalho, através da observação, dos questionamentos, da troca de informação e do diálogo”, pontuou o diretor de Ensino da unidade, Rodolfo Rodrigues.