Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes do campus Palmeira passam pelo Sistema de Avaliação Básica (Saeb)

Estudantes do campus Palmeira passam pelo Sistema de Avaliação Básica (Saeb)

por Monique de Sá publicado: 31/10/2019 16h07, última modificação: 31/10/2019 16h10

Cerca de 300 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, dos 3º e 4º anos participaram ontem, 30, do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), através da aplicação de uma prova que avalia habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas).

As provas foram aplicadas por professores da rede de ensino externos ao campus, como a docente da rede estadual, Michele Melros. De acordo com ela, o Saeb avalia os alunos para gerar parâmetros sobre a educação básica no Brasil. michele.jpg“Para a partir desses resultados, poder traçar metas e estratégias para alcançar um ensino de qualidade no país”, diz.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Saeb trata-se de um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que possam interferir no desempenho do estudante. Através de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

Com informações do Inep*

estudantes.jpg