Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes do Campus Palmeira participam de Congresso de Informática

Estudantes do Campus Palmeira participam de Congresso de Informática

por Anny Rochelly publicado: 11/08/2023 13h14, última modificação: 11/08/2023 13h14

Estudantes do curso técnico em Informática do campus Palmeira dos Índios participaram do XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que aconteceu de 6 a 11 de agosto, em João Pessoa/PB. Em sua 43ª edição, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) teve como tema central “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Realizado desde a fundação da SBC em 1978, o CSBC reúne pesquisadores, professores, estudantes e empresas em torno de vários eventos base, que estão presentes desde a criação, bem como os eventos satélites e competições, que possuem chamada pública anualmente. O CSBC também é o momento em que a SBC discute junto os rumos da Ciência da Computação.

O Congresso é um evento científico, acadêmico e profissional, realizado anualmente, desde 1980, pela SBC com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil. Os temas abordados estão relacionados à atualidades nos diversos setores da informática, como integração do mundo físico e digital, tecnologias em inteligência artificial, redes de computadores modernas, entre outros.

Para o estudante Everson, o evento em si já é algo gigantesco não só no País, mas como na América Latina inteira. "Abrange uma enorme diversidade de pessoas, todas com algum vínculo na área de computação/informática. Nas palestras, vimos artigos que nos fizeram lembrar o que é aprendido no Ifal, no curso de informática. Porém, havia muitos tópicos muito mais avançados que não têm no médio-técnico e que são muito importantes para a carreira profissional na área. Por isso, a importância de ter um curso superior no Ifal voltado para a área de computação ou software", disse.

Para o professor e coordenador do curso, Ítalo Rodrigo, "o evento é uma oportunidade para os discentes terem contato com trabalhos e pesquisas na área das disciplinas que eles viram em sala de aula e também a oportunidade de explorar outras áreas antes desconhecidas, despertando assim o interesse em seguir na graduação no curso na área de tecnologia", resumiu. Ele acredita que, como docente a participação neste evento foi muito gratificante. " Permitiu contato com temas relevantes para a área, proporcionando uma atualização, capacitação e reciclagem. Creio que voltarei com muitas ideias para trabalhos de pesquisas de projetos e ações a serem desenvolvidas no campus após a participação neste evento grandioso", salientou.

Além do professor Ítalo, participaram também os professores Higor Daniel, Carlos Jean e as professoras Suzy Kamylla e Viviane Menezes, do curso de Informática.