Notícias
Estudantes do Campus Palmeira participam de Congresso de Informática
Estudantes do curso técnico em Informática do campus Palmeira dos Índios participaram do XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que aconteceu de 6 a 11 de agosto, em João Pessoa/PB. Em sua 43ª edição, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) teve como tema central “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”.
O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Realizado desde a fundação da SBC em 1978, o CSBC reúne pesquisadores, professores, estudantes e empresas em torno de vários eventos base, que estão presentes desde a criação, bem como os eventos satélites e competições, que possuem chamada pública anualmente. O CSBC também é o momento em que a SBC discute junto os rumos da Ciência da Computação.
O Congresso é um evento científico, acadêmico e profissional, realizado anualmente, desde 1980, pela SBC com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil. Os temas abordados estão relacionados à atualidades nos diversos setores da informática, como integração do mundo físico e digital, tecnologias em inteligência artificial, redes de computadores modernas, entre outros.
Para o estudante Everson, o evento em si já é algo gigantesco não só no País, mas como na América Latina inteira. "Abrange uma enorme diversidade de pessoas, todas com algum vínculo na área de computação/informática. Nas palestras, vimos artigos que nos fizeram lembrar o que é aprendido no Ifal, no curso de informática. Porém, havia muitos tópicos muito mais avançados que não têm no médio-técnico e que são muito importantes para a carreira profissional na área. Por isso, a importância de ter um curso superior no Ifal voltado para a área de computação ou software", disse.
Para o professor e coordenador do curso, Ítalo Rodrigo, "o evento é uma oportunidade para os discentes terem contato com trabalhos e pesquisas na área das disciplinas que eles viram em sala de aula e também a oportunidade de explorar outras áreas antes desconhecidas, despertando assim o interesse em seguir na graduação no curso na área de tecnologia", resumiu. Ele acredita que, como docente a participação neste evento foi muito gratificante. " Permitiu contato com temas relevantes para a área, proporcionando uma atualização, capacitação e reciclagem. Creio que voltarei com muitas ideias para trabalhos de pesquisas de projetos e ações a serem desenvolvidas no campus após a participação neste evento grandioso", salientou.
Além do professor Ítalo, participaram também os professores Higor Daniel, Carlos Jean e as professoras Suzy Kamylla e Viviane Menezes, do curso de Informática.