Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudantes de Ciências Biológicas da UAB/Ifal Palmeira expõem pesquisas e ações PIBID no ERELIC

por Monique de Sá publicado: 18/12/2019 09h45, última modificação: 18/12/2019 09h54

As pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foram apresentados no Encontro Regional das Licenciaturas (ERELIC), realizado de 15 a 17 de dezembro no campus Maceió. Dentre os objetivos do evento estão os de promover a interação entre alunos de licenciatura e profissionais de educação, além de discutir, socializar e avaliar ações de inclusão no cenário educacional brasileiro.

erelic3.jpgDentre as ações apresentadas pelos estudantes do campus estão as do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizadas na Escola Estadual Humberto Mendes, desde 2018. As atividades foram destinadas a alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio e envolveram palestras sobre sexualidade, análise de livro didático, exercícios preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), aulas práticas, entre outros.

Para Rafaelle Melo, do 5º período de Ciências Biológicas, ser bolsista do PIBID é de suma importância para sua formação, devido à troca de experiências e ao desenvolvimento de ações na Humberto Mendes. Por isso apresentar esses trabalhos em um evento como o ERELIC é fundamental, também, para a troca de conhecimentos.

erelic4.jpgSaímos do ERELIC com uma bagagem de conhecimento e aprendizagem que levamos para toda a nossa licenciatura. Considero a participação nesses eventos uma excelente oportunidade de ter contato com profissionais da educação, ver as muitas perspectivas sobre a área, além de poder apreciar os trabalhos desenvolvidos em outras instituições. Levar e trocar conhecimentos é, sem dúvidas, muito gratificante!”, elogia a futura docente.

Outro ponto alto da programação do Encontro foi a apresentação dos artigos científicos produzidos pelos estudantes. O campus Palmeira teve dois trabalhos aprovados para a apresentação no evento: “Trilha dos fungos: o lúdico como ferramenta favorável no processo de ensino-aprendizagem” e “Contextualização de aulas teóricas e práticas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Biológicas”.

Humberto Mendes3.jpgO primeiro artigo trata da necessidade de trabalhar o lúdico no assunto de Fungos para os alunos do 2º ano da Escola Estadual Humberto Mendes, já que é tido como um tema complexo e extenso pela turma.

Também visamos promover a inclusão de uma aluna que tem dificuldade auditiva e cognitiva porque ela não gostava de participar de nenhum momento em que ela tivesse que expor sua fala em público. Por isso, construímos um jogo de tabuleiro trazendo perguntas sobre o assunto e, dias após, aplicamos um questionário para averiguar os resultados desta metodologia”,explica Amana Ferro, uma das autoras do artigo, feito em parceria com os alunos: Fernando Gomes, Maria Raniquele Santos e Sabrina de Brito.

apresentação erany.jpgO segundo trabalho submetido e aprovado no ERELIC é de autoria dos estudantes: Erany dos Santos, Hilmara Souto, Lívia Fonseca e Nilsen Ferro, tratando da importância das aulas práticas para a compreensão do alunado.

Utilizamos a prática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem sobre o Reino Fungi, evidenciando uma melhor compreensão sobre os conteúdos estudados. Os resultados confirmam, por meio de um formulário, que as aulas teóricas aliadas com as práticas servem de apoio ao professor para melhor transmissão do conteúdo, facilitando o conhecimento e entendimento dos alunos”, detalha Erany.