Notícias
Equipe do Ifal Palmeira é finalista e concorre à votação popular na 18ª FEBRACE
Este ano, a 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) está ocorrendo de uma maneira diferente: virtual. Como forma de atender às medidas de prevenção contra a disseminação do novo Coronavírus, a feira deixou de ser realizada presencialmente na Universidade de São Paulo (USP) e ocorre on-line. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, tem equipe finalista no evento e que já concorre ao prêmio de votação popular da feira.
As alunas de Eletrotécnica, Andriele Viana e Natália Ribeiro, com orientação do professor Gregory Almeida e coorientação do técnico do Ifal Arapiraca, Irineu Ferreira, concorrem com o projeto: “Recicle – Reaproveitamento de Circuitos e Componentes Eletrônicos”, voltado para a criação de novas placas eletrônicas, feitas a partir do reaproveitamento de componentes encontrados em sucatas eletrônicas, que foram descartadas após o seu não funcionamento.
“São sucatas que foram descartadas, a exemplo de aparelhos de som, televisão, computadores, etc. Nosso objetivo é criar novas placas, através deste material e, com isso, utilizarmos para o nosso Instituto, no intuito de desenvolver novas ferramentas (kits) para melhoria do processo de ensino-aprendizagem das aulas práticas em disciplinas técnicas na área de Eletrônica”, explica Natália.
A apresentação do projetos das alunas para a banca avaliadora ocorrerá na próxima segunda 30/03. O público poderá conhecer os estudantes finalistas e seus projetos pela plataforma FEBRACE Virtual, onde estão armazenados os vídeos com explicação dos estudantes sobre seus projetos. Pela votação popular on-line, o público poderá dar likes nos projetos de sua preferência e deixar comentários.
CLIQUE AQUI E VOTE NO RECICLE!
Sobre a FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um evento nacional que atua desde de 2003 estimulando o jovem cientista. Todos os anos, a FEBRACE é realizada na Universidade de São Paulo (USP), expondo uma grande mostra de projetos, mas este ano, devido à disseminação do coronavírus (COVID-19), a organização cancelou a exposição presencial na USP e todas as atividades relacionadas a palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação acontecerão pela internet até o dia 4 de abril.
A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.