Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Equipe do Campus Palmeira dos Índios é campeã de etapa da Olimpíada Brasileira de Satélites

publicado: 08/09/2022 20h19, última modificação: 08/09/2022 20h21

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

Um grupo de quatro alunos do curso de Engenharia Elétrica do Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sagrou-se campeã do regional Norte-Nordeste da 1º Olimpíada Brasileira de Satélites, que aconteceu no último dia 02 de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte. Com a conquista, o time do Ifal conquistou o direito de participar da etapa nacional da competição, cuja data e local ainda não foram divulgados.

Acompanhados pela tutora da equipe, professora Andressa Maria da Silva Nunes, a SpaceIF é formada pelos graduandos Arthur Pereira da Costa, Ely Lima Siqueira, Fernando Henrique Barros de Souza e Jennifer Kelly Fernandes Torres.

Equipe SpaceIF conquista etapa Norte-Nordeste da Olimpíada Brasileira de SatélitesO time alagoano participou da disputa no nível 3, que reunia instituições de ensino superior do Norte-Nordeste. A SpaceIF concorreu com equipes de Ceará, Pernambuco e Pará, conquistando o lugar mais alto do pódio ao fim da competição.

Com um excelente desempenho, o time do Ifal passa para a última fase da Olimpíada. Na final, os inscritos deverão fazer o lançamento orbital do satélite. As informações sobre data e local serão divulgadas entre o final de setembro e começo de outubro.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Satélites é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua primeira edição, a olimpíada foi organizada em quatro etapas: Na primeira, os inscritos deveriam informar, por meio de relatório, o que fariam caso recebessem o satélite CubeSat (satélite de pequeno porte). Na segunda fase, já com o satélite em mãos, os alunos tiveram que reenviar o relatório desenvolvido anteriormente, informando as adaptações e alterações realizadas para tornar viável a execução do projeto inicial e apontar dados informando acerca dos primeiros testes realizados com o CubeSat. Nesta etapa, a equipe SpaceIF ficou em segundo lugar na classificação geral e com isso garantiu um lugar na etapa de Natal, que serviu como semifinal da Olimpíada.

Equipe SpaceIF conquista etapa Norte-Nordeste da Olimpíada Brasileira de SatélitesNa penúltima fase, que foi a etapa Norte-Nordeste em Natal, o satélite foi lançado em um  balão meteorológico, com a finalidade de fazer observações aeroespaciais, como a medição do  índice de radiação solar ultravioleta e a quantidade de dióxido de carbono (CO2) presente no ar.

*Sob a supervisão de Bruno Andrade