Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Equipe B3UT vence concurso “Pontes de Papel”

Equipe B3UT vence concurso “Pontes de Papel”

Alunos de Engenharia Civil do Ifal Palmeira foram os grandes campeões com ponte de papel que suportou carga de 51 kg

por Monique de Sá publicado: 04/09/2019 17h19, última modificação: 05/09/2019 13h14

O concurso mais aguardado pelos alunos de Engenharia Civil, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), finalmente chegou a sua culminância. Durante toda esta quarta, 04, foram avaliados, no campus Palmeira dos Índios, os trabalhos elaborados para a competição “Pontes de Papel”, que teve como objetivo despertar a criatividade dos estudantes e fazer com que eles entendessem questões estruturais e estéticas, a partir da construção de pontes de papel.

O principal desafio, sem dúvidas, foi definir o sistema estrutural que suportasse maior carga, utilizando apenas papel e cola. O 1º lugar do concurso ficou com a equipe do Ifal Palmeira: B3UT, já o 2º foi conquistado pelos alunos do Ifal banca.jpgMaceió: “Trinca, mas não quebra”, e o 3º ficou com o grupo “Sem nota pra final”, também do campus Palmeira. Fizeram parte da banca de avaliação os professores de Engenharia Civil: Thiago Delfino (idealizador do evento), Thamyrys Pontes, Rafael Guillou, Luciano Queirós, Danúbia Teixeira e Jordana Teixeira.

Desde abril deste ano, Thiago vem pensando no concurso como uma forma de trazer conceitos teóricos para a prática e movimentar os alunos de Engenharia Civil com a ação. “Hoje eles viram as dificuldades de se montar uma estrutura, de como e onde ela pode se romper. Tivemos 21 trabalhos inscritos, destes, 17 equipes compareceram e cinco foram eliminadas, restando 12 para a prova final do teste de carga”, explica.

thiago.jpgPela manhã, a banca avaliou medições e verificações constantes no edital. Thiago afirma que ficou surpreso e feliz com o resultado final dos trabalhos. “Peguei referência de outros concursos e um deles foi o da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lá eles atingiram a carga máxima de 40 kg e hoje nós superamos esse número, então o resultado foi muito positivo”, disse.

Arquiteta e professora do campus Palmeira, Jordana Teixeira, fez parte da banca de avaliação. Ela ressalta que um dos itens que mais se preocupou foi com a questão estética. “As equipes que mais se destacaram procuraram alinhar e associar a estética à função. A equipe vencedora traz o pássaro em seu nome e utilizou este conceito para fazer sua composição. Elementos que lembraram o voo de um pássaro. Foi bastante interessante”, analisou.

Consagrados vencedores

vencedores2.jpgAlém de pontuações extras em disciplinas do curso, os vencedores levaram para casa como prêmio a quantia de R$ 290,00 (1º lugar), R$ 175,00 (2º lugar) e R$ 60,00 (3º lugar).

Blue Bird Bridge Ultimate Team (B3UT). Este é o nome da equipe campeã do 1º concurso Pontes de Papel. Ela é formada pelos estudantes: Elenilson Gonzaga, Erick Leão, Wesle da Silva, Myrelly Soares e Jéssica Barros. A ponte de papel, construída pelos estudantes, pesa 788g e suportou uma carga total de 51 kg. Para a confecção do trabalho, incluindo as fases de testes, eles utilizaram 3 kg de papel A4. Pesquisas e muita leitura fizeram parte da rotina da equipe durante três semanas até a construção da ponte, que levou cerca de 3 dias para sua confecção.

concurso.jpgFicamos surpresos com a vitória. Estávamos nervosos até o resultado final. Nossa principal preocupação foi com a execução de cada peça. Tentamos trazer conhecimento, métodos construtivos, sempre nos atentando a questões estruturais e no intuito de fazer um trabalho mais perfeito possível para que o resultado fosse este”, detalha Jéssica.

2º e 3º lugares

Diretamente do Ifal Maceió veio a equipe “Trinca, mas não cai”. Ele ficaram na 2ª posição, sendo formada pelos estudantes: Ana Costa,  Maria Clara Oliveira, Marcos Joselem Barros, Christian Barbosa e Rodrigo Gonzaga. Em 3º lugar vêm os alunos da: “Sem nota pra final” formada por: Gilson Leite, Daniel dos Santos, Everton Barbosa e Keytson Muniz.

vencedores.jpg      vencedores 2.jpg   vencedores3.jpg