Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Em simulação da ONU, Ifal Palmeira discutirá a questão da Caxemira

Em simulação da ONU, Ifal Palmeira discutirá a questão da Caxemira

Evento será aberto ao público externo e visa simular uma assembleia geral da ONU

por Monique de Sá publicado: 15/04/2019 11h42, última modificação: 15/04/2019 11h47

A questão da Caxemira será discutida durante a realização da II Simulação das Organizações Internacionais em Alagoas (SOIAL), realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, em 26 de abril, a partir das 8h, no auditório. O evento, até hoje inédito em uma instituição de ensino em Alagoas, visa simular uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), reunindo, este ano, nove países: Bangladesh, China, EUA, França, Índia, Inglaterra, Paquistão, Rússia e representantes das Nações Unidas para o Afeganistão.

soial 4.jpgA disputa entre Índia e Paquistão pelo território da Caxemira é antiga, datada antes mesmo de 1947, quando os países conseguiram sua independência do Reino Unido. Polêmico, o tema é um desafio e ao mesmo tempo muito instigante para os estuantes, que estão realizando pesquisas e por isso, encontram-se cada vez mais envolvidos com a ação.

“Buscamos um tema que tenha duas posições claras, mas, ao mesmo tempo, divergentes, e, além disso, traga um debate interessante. É uma dicotomia. Não buscamos uma solução para o problema, já que se levam muitos anos nesta busca, mas queremos, ao final, propor um caminho”, explica o ex-aluno de Informática do campus e realizador do evento, José Ferreira.

soial 3.jpgÀ frente da SOIAL também está a professora de Geografia, Flora Pidner, quem, inclusive, propôs o tema para os estudantes. Para a docente, tratar da Caxemira vai ao encontro dos debates acerca da questão nuclear. “O debate nuclear é algo que nos acompanha desde o final da II Guerra Mundial, tendo momentos em que ele ganha mais notoriedade. Sem dúvidas, é um oportuno momento para tratarmos do assunto, afinal estamos falando de uma área de conflito muito grande por território entre duas potências nucleares: Índia e Paquistão”, justifica Flora.

A SOIAL no campus Palmeira foi idealizada em 2017 pelo então aluno de Edificações, Fernando Cavalcanti. Hoje, o egresso estuda Economia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mas é um dos convidados confirmados para o evento. A organização dos trabalhos ocorrerá de forma semelhante à do modelo da ONU, com a execução de um debate formal e seguindo uma agenda com a discussão dos temas. A representação dos países será feita por delegados (alunos) que participarão das quatro sessões previstas para o dia.

soial 2.jpgAberta ao público externo, a SOIAL, este ano, conta com a participação ativamente de 22 alunos (sendo 18 delegados, um responsável pelo comitê de imprensa e três secretários: José Ferreira e Lissane Oliveira - ambos egressos - e a aluna de Edificações, Vitória Lopes).

O quê? II SOIAL

Quando? 26/04, das 8h às 17h