Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Em mais uma parceria, Ifal e Ufal realizam live sobre “Mulheres na Engenharia”

Em mais uma parceria, Ifal e Ufal realizam live sobre “Mulheres na Engenharia”

O evento é on-line nesta quarta, 01/07, às 19h e será transmitido pelo You Tube

por Monique de Sá publicado: 30/06/2020 11h01, última modificação: 30/06/2020 11h01

Empoderamento e força feminina na atualidade. Esses são alguns dos temas que serão discutidos na live desta quarta, 01/07, em mais uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro está marcado para as 19h, no canal do You Tube: Engenharia de Energias Renováveis CECA.

Entre as convidadas que abordarão questões ligadas às mulheres na Engenharia estão: Sheyla Marques (docente/Ifal), Mariel Cadena (engenheira biomédica) e Marcele de Pauli (engenheira eletricista). Além delas, mediarão o debate as docentes: Jullyana Souza (Ifal) e Amanda Peiter (Ufal).

Para participar do evento gratuito, não necessita de inscrição prévia, apenas acessar o link 15 minutos antes do início da live.

A iniciativa vem de uma parceria de um grupo de professores que realizarão dois eventos presenciais, este ano, ligados às áreas de Energia e Meio ambiente: o 1º Encontro Regional de Sistemas de Energia e Automação (Ersea) e o I Congresso de Recursos Energéticos e Meio Ambiente (Corema).

A ideia, através das lives, é trazer uma prévia para a comunidade das atividades que serão realizadas nesses eventos.

Confira o currículo das convidadas:

Sheyla Marques

Graduada em Tecnologia da Produção da Construção Civil pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/2008). Mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito CAPES 7) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2015 teve projeto aprovado com bolsa pelo CNPq para participar do Programa VET - Teacher for the Future na Tampere University of Applied Sciences, TAMK, Tampere, Finlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase na área de materiais compósitos, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, economia circular e gestão ambiental. Atualmente é professora do Ifal, campus Palmeira dos Índios, atuando no curso de Engenharia Civil.

Mariel Cadena

Formou-se em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2011, onde também fez mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares (2013). Atuou como coordenadora e docente dos cursos de Engenharia da Computação, Elétrica, Mecânica e de Telecomunicações do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Atualmente trabalha na empresa EBEM TECSAÚDE como engenheira clínica no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs/DF).

Marcele de Pauli

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com duplo diploma pelo Institut National Polytechnique de Toulouse-França. Especialização em Marketing pela FAE Curitiba. Quatro anos de experiência em Marketing atuando na área de gerenciamento de produtos na indústria de refrigeração, na linha de compressores herméticos e controladores eletrônicos. Ha cinco anos na área de vendas atuando como gerente de contas em refrigeração comercial para América Latina e atualmente para Europa.