Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Em clima de emoção, Ifal Palmeira realiza solenidade de certificação de turmas do Cursos Técnicos Integrados

por Monique de Sá publicado: 31/05/2018 08h24, última modificação: 31/05/2018 08h24

“No começo foi bastante difícil, mas depois fui pegando o ritmo. O sentimento hoje é de dever cumprido, pois me sinto completo já que consegui terminar aquilo que batalhei tanto para ter. Minha expectativa para o futuro? Trabalhar com infraestrutura de redes”. O depoimento do aluno de Informática (matutino), Gustavo Marcelino Santos confunde-se com a história de vida de milhares de alunos que passam pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acerca das dificuldades e vitórias ao almejar a tão sonhada formação profissional.

CertificaçãoNesta quarta-feira, 30, este sonho se tornou possível não só para Gustavo, que saia de Dois Riachos (56 km de Palmeira dos Índios) todos os dias para o Ifal, mas também para 30 colegas dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática (matutinos) do campus de Palmeira dos Índios, já que foi realizada em clima de emoção a solenidade de certificação dos concluintes nestes cursos.

CertificaçãoPara a diretora-geral do campus, Ana Quitéria Menezes, este momento é de coroação de todo o trabalho em conjunto realizado pela comunidade escolar (técnicos, professores, alunos e outros profissionais que fazem a instituição). “Toda a comunidade se alegra e confraterniza-se com a conquista alcançada através da certificação. Eles entram no instituto pequenos (14/ 15 anos) e passam por uma fase de transição, amadurecendo e saindo daqui homens e mulheres feitos. É um orgulho para todos”, enaltece.

O momento foi de homenagear os principais responsáveis pelo trabalho exitoso. Para isso, as turmas escolheram docentes que marcaram de alguma forma suas passagens pelo Instituto. A professora de Língua Portuguesa, Edneide Leite, esteve presente como madrinha da turma de Edificações, enquanto o ex-docente do campus, Elvy Soares, prestigiou-os como padrinho dos concluintes em Informática.

A mesa da solenidade foi composta pela diretora-geral do campus, Ana Quitéria Menezes; o diretor de ensino, Maurício Ricardy; a coordenadora do curso de informática, Maria Helynne Lima; e os professores: Ricardo José Lima (patrono das turmas 2014-2017) e Glauber Ferreira.

Fechamento de um ciclo

O ex-alunos e agora técnicos fecharam uma etapa de sua história para dar início a outra. Miriam Maria Alves, técnica em Edificações, é um desses exemplo. “Espero entrar para o mercado de trabalho e quem sabe trazer mais prestígio para o campus e para os professores. Meu objetivo é cursar Arquitetura”, diz. Questionada acerca de algum professor que tenha marcado sua trajetória no Instituto, ela afirma: “Sem dúvidas, Cláudio Bergamini. Ele exigia muito de nós, mas aprendemos muito na disciplina de Desenho Técnico. Foi um assunto estudado no primeiro ano, mas que carregamos até hoje”, afirma Miriam ao lembrar um ex-professor do campus.

20180530_162337.jpgInglid Jane de Oliveira relembra sua entrada para o curso de Informática. “Foram muitas preocupações, pensamentos do tipo ‘eu não vou conseguir’, mas tudo vai dando certo e vamos adquirindo experiência. Levaremos daqui muito conhecimento, mas também grandes amigos-professores, como Regina Telles, Elvys Soares (ex-docente do campus) e Glauber Ferreira. Foram pessoas que nossa turma sempre pôde contar”, conclui a garota.

Na próxima quarta, 06 de junho, será realizada a segunda etapa da solenidade de certificação dos concluintes dos cursos técnicos integrados. Desta vez, participarão as turmas: Edificações (vespertino), Informática (vespertino e matutino) e as duas turmas de Eletrotécnica. O aluno que não se certificar nestes dias, deverá encaminhar-se à Coordenação de Registro Acadêmico (CRA), a partir de 11 de junho, para assinatura do livro e recebimento do certificado.