Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Eletrosquad é a grande campeã da Gincana Estudantil 2018

Eletrosquad é a grande campeã da Gincana Estudantil 2018

Mobilização entre alunos para arrecadação de alimento e roupas beneficiará comunidades carentes de municípios alagoanos

publicado: 23/08/2018 08h52, última modificação: 23/08/2018 08h52

União e determinação. Eis o segredo da vitória da equipe Eletrosquad na Gincana deste ano do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, cujo tema foi “Ifal, 25 ANOS: Formando e Compartilhando Saberes”. Parece simples, mas exigiu muito esforço da equipe formada por alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do curso de Eletrotécnica. A ação teve o intuito de comemorar os 25 anos da instituição e também o Dia do Estudante. O ponto alto foi a arrecadação nas provas sociais em que através do desempenho dos alunos foram obtidas 18.711 peças de roupa e 11.289 kg de alimentos

1b8b874c-3fbb-4a56-8872-a13445020c99.jpgA comissão, formada pelos professores Maurício Ricardy, Márcio Azevedo, Sheyla Marques, Rodolfo Santos, Daniel Cavalcanti e Marcos André Rodrigues, teve papel fundamental na execução e elaboração das provas, que este ano trouxe algumas novidades, como: “dragão chinês”, comilão” e algumas até surpresas! O primeiro dia de gincana ainda contou com a participação especial do ex-The Voice Kids, Gabriel Ciríaco, que fez um pocket show para os alunos.

20180804_112522.jpgSegundo Maurício, presidente da comissão, o intuito do evento é aliar e estimular a parte intelectual com o movimento corporal. “Diferentemente da edição anterior, este ano contamos com a ajuda de uma comissão, a qual ajudou a corrigir pequenos erros do ano passado, pensando nas formas em como os estudantes executariam, criando provas inéditas. Sem dúvidas, ganha quem toma decisões e tem o pensamento mais rápidos”, diz.

No total, foram envolvidos cerca de 40 docentes, entre membros da comissão e padrinhos das equipes, o que acarretou um maior entrosamento entre a comunidade escolar, respeitando o trabalho coletivo e o cumprimento de regras. “As pessoas abdicaram do seu descanso para estar aqui colaborando com os alunos. Isso estreita laços de amizade, faz com que as pessoas possam trabalhar visando o fair play (modo leal de agir). Não queremos formar apenas alunos que se saiam bem nas avaliações, mas que, acima de tudo, sejam cidadãos, conscientes dos seus deveres, a exemplo da prova social”, explica Maurício.

46cb4b8d-fefe-439a-84a7-94d69b2f7caf.jpgOs alimentos e roupas arrecadados serão destinados a comunidades carentes do município de Palmeira dos Índios e também de cidades circunvizinhas. A ideia é tirar um dia durante as férias para que cada equipe faça pessoalmente essa doação.

Eis a campeã: Eletrosquad

Calouros e veteranos compuseram a equipe vencedora da edição 2018 da Gincana Estudantil. O objetivo era formar um grupo bastante heterogêneo, mas que ao mesmo tempo fosse coeso na tomada de decisões. O principal desafio enfrentado por eles? Aliar o horário de estudos e o de articulação para as provas. “O mais complicado foi conciliar esses horários já que havia alunos da manhã e da tarde. As decisões não ficaram centralizadas só em mim, por isso dividimos por cargos e colocamos quatro pessoas para comandar subequipes, podendo entender diferentes pontos de vista de cada um”, conta Ely Lima, aluno do 4º ano de Eletrotécnica e capitão da equipe.

duff.pngMas nem tudo foi fácil, conflitos foram gerados entre eles, discussões, sempre com o intuito de dar o melhor nas provas. Jhennifer Torres, 3º ano de Eletro, revela detalhes sobre as duas semanas de Gincana para a Eletrosquad:

“Tentamos englobar o maior número de pessoas, de todas as turmas do nosso curso. Vencemos algumas provas em primeiro lugar, como a da rede Social, tênis de mesa, aluno egresso. Tudo isso graças aos nossos padrinhos, Carlos Antônio Alves e José Assis, que nos deram conselhos e não deixaram a gente desistir. Também tivemos a ajuda do professor Wilson Mendes, que não foi nosso padrinho, mas pudemos contar com ele na prova do aluno egresso”, lembra a estudante.

20180804_115210.jpgA vitória garantirá para eles uma visita técnica com direito a pernoite para um local escolhido, além da amizade que surgiu entre as equipes DUFF e Eletro. O “adversário” reconheceu o mérito e juntos comemoraram. “Agradecemos a ajuda de alguns grupos, em especial aos alunos da DUFF. Foi emocionante vê-los se unindo com a gente, nos aplaudindo. Foi algo indescritível ver que aquilo não era uma concorrência e que éramos amigos”, lembra Jhennifer.

No total, participaram ativamente da disputa 16 equipes entre os cursos técnicos integrados, subsequente e de nível superior. A gincana teve início em 04/08 e término em 11/08, contando com uma verdadeira mobilização entre técnicos-administrativos, terceirizados e professores para elaboração e execução das provas. O Ifal Palmeira dos Índios agradece a participação e integração entre todos! Próximo ano tem mais!