Notícias
Edital do Conif abre dez vagas para intercâmbio no Japão
Ifal faz seleção para inscrever um estudante na seleção do Conif
O Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês) levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão. O edital foi lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ifal vai selecionar um estudante da instituição para inscrever no edital do Conif.
O candidato à seleção deve ser brasileiro, estar matriculado no último ano do curso técnico integrado ao ensino médio do Ifal, ter no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (pelo menos 8,0 na média geral), possuir certificação de proficiência em inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.
A inscrição dos participantes do Ifal deve ser feita por e-mail até segunda-feira, 26, com o envio da documentação exigida no edital do Departamento de Educação Básica e da Coordenação de Relações Internacionais, da Pró-Reitoria de Ensino. A seleção vai ser feita pela Coordenação de Relações Internacionais e o resultado final deve ser divulgado até o dia 3 de setembro.
Confira o edital!
Anexos do edital
Intercâmbio no Japão
De acordo com o Conif, serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil. Eles terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.
Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.
Classificação – Os critérios classificatórios incluem a participação em projetos de pesquisa aplicada, em projetos de extensão tecnológica e em eventos técnico-científicos (nacionais, internacionais, regionais e locais), além da proficiência em língua inglesa. Acesse o Edital Conif/AI nº 1/2019 – SAKURA SHSP