Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Docentes do Ifal Palmeira participam de Congresso de Educação em Fortaleza

Docentes do Ifal Palmeira participam de Congresso de Educação em Fortaleza

publicado: 31/10/2019 13h17, última modificação: 31/10/2019 13h25

Suzy Menezes e Rodrigo Raposo foram os professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, que estiveram representando a unidade de ensino durante o VI Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado de 24 a 26 de outubro, na cidade de Fortaleza-CE. Com o tema: “Avaliação: processos e políticas”, o evento foi pautado na discussão sobre aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela formação básica, o ensino superior e a pós-graduação.

raposo.jpgA oportunidade também foi para que os docentes do campus apresentassem projetos em suas respectivas área, como a ação extensionista: 'Física Virtual”, de idealização do professor Rodrigo e voltada para o desenvolvimento do estudo da Física com turmas do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira, em Palmeira dos Índios, tornando as aulas mais interativas e desenvolvendo o interesse do alunado para o estudo das Ciências.

A apresentação foi feita no formato de pôster, pude discutir com os avaliadores a possibilidade de expansão deste trabalho para a parte de programação e produção de um aplicativo pelos bolsistas do projeto”, relatou o docente, que ainda participou de cursos sobre Role-playing Game (RPG) em sala de aula e sobre sistema de ensino híbrido.

suzy.jpgPara Suzy, este foi o momento de apresentar ao público dois trabalhos elaborados por ela. O primeiro é o tema de sua pesquisa do seu doutorado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre ensino superior e sofrimento psíquico e o segundo trabalho sobre ensino superior e psicologia escolar e educacional, este tratando-se de um relato de experiência em um estágio em Psicologia na Ufal.

“O objetivo do primeiro trabalho é discutir como o sofrimento psíquico se manifesta em discentes no ensino superior, já que a entrada na universidade requer do discente mudanças significativas. A segunda pesquisa traz esse relato de experiência de um estágio na Pró-Reitoria Estudantil (Proest) na Ufal, onde foram desenvolvidas estratégias de intervenção junto aos estudantes”, explica a docente.