Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Docente do Ifal Palmeira dos Índios participa de conferência internacional de Ciências Planetárias na Finlândia
conteúdo

Notícias

Docente do Ifal Palmeira dos Índios participa de conferência internacional de Ciências Planetárias na Finlândia

Congresso internacional reuniu cientistas do mundo todo em Helsinque entre 7 e 12 de setembro
por Sâmia Cardeal publicado: 24/09/2025 10h53, última modificação: 25/09/2025 16h21

A professora e pesquisadora Jadilene Xavier, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, participou do EPSC-DPS Joint Meeting 2025, o maior congresso internacional de Ciências Planetárias e Astronomia. O evento foi realizado de 7 a 12 de setembro, no tradicional Finlandia Hall, em Helsinque, na Finlândia.

 O congresso, que acontece a cada dois anos, reuniu os principais nomes da área para discutir descobertas recentes e tendências no campo da astronomia e da exploração espacial. Jadilene representou o Ifal com a apresentação de um pôster sobre as luas de Urano, tema central de suas pesquisas.

“Foi uma experiência incrível, eu amei. Participei de uma plenária em que uma pesquisadora apresentou a descoberta de uma nova lua no sistema de Urano, justamente no conjunto de 13 luas que eu já estudo. Essa décima quarta lua traz ainda mais relevância à minha pesquisa, que analisa a estabilidade e instabilidade dessas órbitas. Essa palestra foi importante para o meu trabalho e abre novas perspectivas para o artigo científico que estou desenvolvendo com o nome do Ifal", destacou.

Além da importância científica, Jadilene destacou também o apoio que recebeu do Instituto Federal para participar do encontro internacional. “Eu contei com o apoio do Ifal, tanto financeiro quanto com a liberação das aulas para poder viajar. Foi uma parceria muito legal e eu fiquei bem feliz.” 

O diretor de Ensino, Rodolfo Santos, destacou o orgulho da instituição com a presença da pesquisadora no evento.
“A ida da professora Jadilene a um congresso desse porte é motivo de grande satisfação para o Ifal. Junto com a Direção Geral, buscamos oferecer o suporte necessário para que ela estivesse em Helsinque, pois sabemos o quanto essa oportunidade valoriza sua pesquisa e contribui para seu crescimento profissional", ressaltou.