Notícias
Docente do Ifal apresenta pesquisa em congresso de referência acadêmica
A produção científica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) segue se destacando em espaços de grande relevância acadêmica. Em julho, o professor Luciano Azevedo, do Campus Palmeira dos Índios, participou do XVI Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), realizado entre os dias 8 e 11 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Com o tema “Discursos de resistência, redes de sentido e pluralidades discursivas em um mundo digital e não digital”, o congresso reuniu especialistas de 13 países da América Latina, além de nomes consagrados da Análise do Discurso, como Dominique Maingueneau e Patrick Charaudeau (Université Sorbonne), e importantes linguistas brasileiros, como José Luiz Fiorin (USP), Sírio Possenti (Unicamp), Vanda Elias (Unifesp) e Paolo Demuru (Mackenzie).
Durante o evento, o docente do Ifal apresentou a comunicação individual “‘Arbeit macht frei’: uma análise das relações interdiscursivas entre o discurso nazista e o discurso da política brasileira contemporânea”, abordando as permanências e ressignificações de sentidos autoritários no cenário político atual.
A participação contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), responsável pelo custeio das passagens aéreas. “Estar diante de referências internacionais e poder compartilhar os resultados da nossa pesquisa é um marco importante na minha trajetória e para o fortalecimento da produção científica no Ifal”, afirmou o professor.
O resumo do trabalho já está disponível no livro oficial de resumos do congresso, e o artigo completo deve ser publicado em breve nos Anais do evento.