Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Diversidade de temas desperta a atenção do alunado na Semana do TST

Diversidade de temas desperta a atenção do alunado na Semana do TST

por Monique de Sá publicado: 14/12/2018 10h55, última modificação: 14/12/2018 10h57

Ergonomia, primeiros socorros, escrita científica. Um leque de possibilidades de temas ofertados para os alunos durante a realização da Semana do Técnico em Segurança do Trabalho (TST), que teve início nesta segunda, 10, e termina hoje, 14, com instruções e práticas de combate ao incêndio. Organizado pela Coordenação do curso em parceria com o Departamento de Ensino Técnico (DET), o evento obteve uma resposta positiva do público, que levará os conhecimentos adquiridos para suas práticas profissionais e por que não para seu dia a dia.

tst8.jpgMaria Jeane de Lima, 30 anos, foi uma dessas participantes. Aluna do 3º módulo de Segurança do Trabalho, ela afirma que um dos assuntos tratados que mais chamou sua atenção foram as instruções para primeiros socorros. “Tem sido uma ótima semana, principalmente após participar das palestras de primeiros socorros e Ergonomia no trabalho. É importante para que eu possa contribuir na minha área de trabalho e também repassar para outras pessoas”, diz a estudante.

Além de trazer valorização para estes futuros profissionais, esta edição do “De Olho na Profissão” promoveu uma heterogeneidade de assuntos discutidos em sala, a exemplo do minicurso promovido pela professora de Língua Espanhola, Edmara Drigo. A docente falou sobre “Escrita científica”, aliando com casos 20181213_194350.jpgpráticos de pesquisa na área de Segurança.

“Por termos muitos alunos envolvidos com projetos de pesquisa, elaboração de relatórios, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o curso de escrita científica vem para ajudar nessa organização e produção textual, pois nossa preocupação é que eles consigam escrever uma introdução, objetivos, partes de um abstract (resumo), entre outros”, explica Edmara.

Mais voltado para a área técnica, o acadêmico em Fisioterapia, Cayo César, trouxe para os discentes dois temas inclusos na grade curricular do curso: primeiros socorros e Ergonomia. Relacionando teoria e prática, Cayo ressalta a importância de abordar os assuntos em sala: “Em Palmeira, temos um grande índice de acidentes com motociclistas, então passei para eles estes cuidados tst2.jpginiciais e, por exemplo, o que fazer em casos de hemorragia, além de tirar mitos que nossa sociedade cria acerca dos primeiros socorros”, conta.

Preocupado com as doenças provenientes de lesões do trabalho, o acadêmico lembra que o técnico em Segurança é o profissional responsável pela saúde do trabalhador. “A Ergonomia é a ciência que estuda o meio daquele profissional se adaptar ao seu ambiente laboral, gerando bem-estar e produtividade para a empresa e evitando licenças médicas, em caso de lesões”, explica Cayo.

Educação Financeira

Como saber lidar com o dinheiro e gastá-lo de forma inteligente? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo professor do campus, Fernando Jorge Araújo, em um dos minicursos promovidos durante a semana. Para ele, falta nas grades curriculares a inserção do tema que é de fundamental interesse no mundo atual.

20181213_200236.jpg“Existe esta necessidade de controlar o orçamento e a educação financeira está aí para isso. Nossa educação não tem essa visão formal, há uma carência na formação dos estudantes nesta área; eles são preparados para provas de Português, Matemática, etc, mas não são preparados para a vida. É um tema interessante que requer controle e planejamento familiar”, conclui Fernando.

A semana do TST termina nesta sexta, 14, e contará com a presença do bombeiro civil, Rodrigo Silva, que falará às 14h no auditório do campus sobre instrução e prática no combate ao incêndio e às 19h, sobre “Quatro passos para salvar uma vida”. PARTICIPE!