Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Disciplina de Engenharia Civil realiza rodada de negócios inspirada no Shark Tank
conteúdo

Notícias

Disciplina de Engenharia Civil realiza rodada de negócios inspirada no Shark Tank

Atividade poderá ser vista por toda a comunidade pelo Google Meet

por Jhonathan Pino publicado: 28/04/2021 16h53, última modificação: 28/04/2021 16h57

Alunos de Engenharia Civil participam nesta quinta-feira, 29, a partir das 15h, de uma rodada do Shark Tank. A atividade é parte da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, ofertado pelo curso do Campus Palmeira dos Índios.

Originalmente, o Shark Tank é uma série de game show norte-americana, que mostra empreendedores apresentando as suas ideias de negócio a potenciais investidores, com o intuito de obter financiamento. Seguindo o modelo, alunos de Engenharia Civil, divididos em oito equipes, terão 10 minutos para apresentarem seus planos de negócios, para uma banca composta pelos professores convidados.

À frente da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, a docente Sheyla Marques disse que a iniciativa visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências entre os estudantes, como: autonomia, capacidade de adaptação a novas situações e criação de soluções para diversos problemas. Ela comenta que o jogo atende ao perfil de aprendizagem do aluno da Engenharia Civil, que geralmente se dá melhor com “a mão na massa”.

“Na disciplina de Empreendedorismo e Inovação sempre trabalho com metodologias ativas, buscando a construção do conhecimento por meio de ações práticas. No primeiro dia da disciplina, apresento a metodologia ativa e faço aplicação do VARK, para conhecer o perfil de aprendizagem da turma. Ao longo da disciplina eles precisam elaborar o plano de negócios, uma ideia para solucionar problemas que eles visualizam na construção civil. Cada tópico do plano é discutido nas apresentações de cada etapa, a avaliação é processual e focada na construção do conhecimento”, detalha a professora.

Além da Sheyla, irão compor a mesa os docentes do Ifal, Eduardo Moraes e Eliedson Rafael. A rodada estará disponível pelo Google Meet, a partir das 15h.