Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Conheça os serviços disponibilizados pela biblioteca do Ifal Palmeira na quarentena

por Monique de Sá publicado: 08/06/2020 09h53, última modificação: 08/06/2020 10h15

Normalização de trabalhos acadêmicos, capacitações e confecção de fichas catalográficas. Todos estes serviços estão sendo ofertados pela Biblioteca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, Professor Amaro Nascimento Mendes, no período de suspensão das atividades acadêmicas da instituição devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os serviços, ofertados de forma remota, são destinados a professores e estudantes da unidade de ensino e as solicitações são feitas através do e-mail: biblioteca@ifalpalmeira.edu.br . Além disso, as capacitações podem ser requeridas também pela comunidade externa. Segundo a bibliotecária, Gicelle de Souza, os outros serviços, a exemplo do “Nada Consta”, estão suspensos. “Eles requerem análise física do histórico do aluno, por isso, neste momento, não podemos disponibilizá-los”, explica.

Saiba mais:

Capacitações diversas para alunado, professores e comunidade externa: objetiva auxiliar de forma pedagógica a comunidade acadêmica do Ifal na produção e apresentação técnico-científica através de palestras, workshop, oficinas e minicursos (programados pela biblioteca ou agendados por professores, coordenadores ou comunidade externa). Com temas, a exemplo de: normalização segundo as normas da ABNT, plágio, gêneros textuais, pesquisa, qualidade e confiabilidade da informação, entre outros.

Normalização de trabalhos acadêmicos: auxílio na elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. De forma individual, o bibliotecário analisa o texto do usuário (servidores e discentes), indicando correções e melhorias, no tocante às normas da ABNT, além de tirar dúvidas, etc.

Serviço de Referência e confecção de fichas catalográficas: setor e serviço oferecido em bibliotecas pelos bibliotecários com o intuito de mediar a informação para o usuário, facilitando o acesso, uso rápido e seguro, formando e capacitando, para dar autonomia na resolução de problemas e dúvidas diversas.