Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Conheça os alunos de destaque no Enem 2017 do Ifal em Palmeira dos Índios

Conheça os alunos de destaque no Enem 2017 do Ifal em Palmeira dos Índios

publicado: 25/01/2018 12h46, última modificação: 25/01/2018 12h46

Por: Monique de Sá

Disciplina, foco e muito estudo. Palavras-chave de quem quer ter um bom resultado em provas e seleções. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a receita não poderia ser diferente e foi seguindo esses conceitos que os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, tiveram destaque na prova de Redação deste ano, cujo tema foi: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

O tema pegou alguns alunos de surpresa, mas, ao mesmo tempo, abriu espaço para discussão de algo que necessita de atenção e conscientização da nossa sociedade. Erik Moisés Soares da Costa, Jonas Mateus de Melo Bezerra, Elma Marques da Silva e Renata dos Santos Tenório. Vamos conhecer esses campeões?

Erik Soares

Ele tem 17 anos e cursa o 4º ano de Edificações. Erik pretende seguir na área de atuação e fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo. O dedicado aluno atingiu 920 pontos na Redação e 731,3 na área de Matemática e suas Tecnologias. O segredo do sucesso? Leitura acerca de estrutura do texto e muita escrita. Na Matemática, ele usou a estratégia de resolver provas anteriores e revisar assuntos.

“Para a Redação, exclusivamente, eu costumava ler sobre a estrutura do texto, e fui aperfeiçoando cada vez mais. A professora Vanusia Amorim nos deu um grande apoio, além de levar temas excelentes para debate em sala. Foi exigente para que nossas redações saíssem boas, e, por isso, sou muito grato a ela. Enfim, estou muito feliz pelo resultado e espero que tudo dê certo!”, relata Erik.

Jonas de Melo

Futuro engenheiro de produção, Jonas tem 18 anos e faz o 3º ano do curso de Eletrotécnica. O garoto fez 900 pontos na Redação e garante que graças à bagagem trazida pela instituição, ele conseguiu tirar boas notas, principalmente na Redação que foi a maior e melhor nota das cinco áreas de conhecimentos.

“Acreditava que poderia ser um tema mais generalista como 'Integração Social' e não tão específico. Entretanto, eu já tinha conhecimento acerca do tema, pois fiz algumas aulas de Libras em uma igreja da qual fazia parte. Isso foi o que me ajudou a compor os argumentos. As ideias que coloquei como pontos fundamentais foram a exclusão social e integração social”, conta Jonas.

Elma Marques

Gratidão. Essa é a palavra que define a aluna Elma, de 18 anos e que cursa o 3º ano de Edificações. Ela ainda não definiu a carreira que pretende seguir, mas já sabe que será algo voltado para a Química. Sua nota? 900 pontos na Redação!

“O tema me surpreendeu, como ocorreu com a maioria das pessoas, mas acho que ser formada em Magistério (pela Escola Estadual Graciliano Ramos) me ajudou na hora de formular meus argumentos. Agradeço principalmente à professora Andréa Carla Jacinto, pois algum tempo antes do Enem, ela focou suas aulas em redação, trazendo materiais e pedindo para que a gente fizesse algumas. Além disso, agradeço ao professor Arthur Lima de Sociologia, afinal, através dele enriqueci meu vocabulário a partir de novas palavras que aprendi em sala”, lembra a garota.

Renata Tenório

Mesmo tendo terminado o Ensino Médio e fazendo o curso de Segurança do Trabalho, Renata, de 19 anos, pretende ingressar em uma universidade e fazer uma graduação. Para isso, fez o Enem e alcançou 820 pontos na redação. No ano passo, Renata também fez a prova, mas obteve apenas 520 pontos. Segundo ela, as dificuldades estimularam para que estudasse ainda mais e conseguisse alcançar seu objetivo.

“No Ifal, eu tive a oportunidade de estudar com David Severo, professor de Redação, o que contribuiu muito para essa pontuação no Enem. Procurei mostrar que, mesmo com sua ampla legislação, as escolas ainda acabam sendo suprimidas em seu desenvolvimento educacional. Na minha proposta de intervenção, mostrei que é dever do Estado promover uma educação estruturada, com ensino de libras eficiente, criando aulas sociais e fazendo campanhas nas instituições brasileiras”, explica a aluna.