Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Comissão do Fordap apresenta orçamento para campus de Palmeira dos Índios

Comissão do Fordap apresenta orçamento para campus de Palmeira dos Índios

publicado: 01/03/2018 11h14, última modificação: 05/03/2018 13h11

Por: Monique de Sá

Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, participaram na manhã desta terça-feira, 27, de uma reunião voltada para a apresentação do orçamento 2018 nos campi. A iniciativa é da comissão do Fórum de Administração e Patrimônio (Fordap), cujo objetivo é a construção de dois modelos: um modelo de orçamento participativo e outro para distribuir o orçamento dentro da instituição.

Entre as pautas de discussão esteve a Matriz Conif, que trata de um modelo matemático para a distribuição do orçamento de custeio e investimentos para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT). Para 2018, serão destinados para o campus de Palmeira dos Índios R$ 2.869.826,21.

“Existe a regra da Matriz Conif, que define como será destinado o orçamento dos campi da pré-expansão, sendo o caso de Palmeira dos Índios. Trata-se dos campi com mais de cinco anos de existência. Resumidamente, de acordo com essa regra, leva-se em conta o número de alunos, para que seja definido o orçamento do campus. Internamente retiramos 15% para as ações institucionais, que de fato acaba voltando para o próprio campus com ações de pesquisa, ensino, extensão, qualificação etc”, explica o presidente da comissão, Maurício Menezes.

Além do orçamento do campus, a comissão tratou do orçamento total do Ifal para este ano e trouxe noções de orçamento público e uma breve apresentação acerca do calendário de compras e contratações do Ifal. Para Maurício, é de suma importância que a comunidade participe do processo orçamentário.

“Para que você planeje você precisa conhecer. O campus de Palmeira tem uma realidade de histórico de despesas nos seus contratos e aliado a isso há novas demandas. É necessário que haja um compartilhamento dessas informações com a comunidade para que se tome uma decisão. Creio que uma decisão sendo compartilhada, ela tem chances de ser mais assertiva do que uma decisão individual”, ressalta Maurício.

A servidora e contadora do campus, Renata Vieira, destaca a necessidade de fazer com que o orçamento seja transparente. “A comunidade deve estar a par de onde é aplicado o valor repassado ao campus. Todas as informações orçamentárias e a sua execução estão no portal da transparência e o setor de orçamento de Palmeira dos Índios está à disposição para sanar quaisquer dúvidas quanto a alocação de recursos e sua execução”, diz.

Confira material apresentado pela comissão.