Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Clube de Leitura Passarinhar promoverá rodas de leitura

Clube de Leitura Passarinhar promoverá rodas de leitura

O primeiro encontro ocorrerá na próxima terça, 03, nos dois turnos

por Monique de Sá publicado: 27/08/2019 10h42, última modificação: 27/08/2019 10h45

Após a ida da professora de Língua Portuguesa, Vanúsia Amorim, para o campus Satuba, o Clube de Leitura Passarinhar passa a ter uma nova direção: o professor Diogo Souza, que chegou recentemente ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. Ele ficará responsável pelo espaço de fomento à leitura, que funciona na unidade de ensino desde 2011.

Como forma de dar início às atividades à frente do Clube, Diogo preparou para este 2º semestre uma sequência de rodas de leitura voltadas para os alunos dos cursos técnicos integrados. A primeira será realizada na próxima terça, 03, em dois horários: nos intervalos da manhã e da tarde. Para participar, o estudante deve mandar um e-mail para: cblpassarinhar@gmail.com, mostrando seu interesse. O texto lido será o conto: “Ginny”, de Adriana Lunardi. A escolha do livro seu deu para compor o cenário de discussões previstas para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Passarinhar.jpgSobre a responsabilidade de entrar para o espaço e ministrar as ações do Clube, Diogo diz que está muito contente com a possibilidade de ter um local para dialogar com os alunos, através da leitura fora de sala de aula. “É uma responsabilidade imensa dar continuidade a um trabalho tão consolidado de uma mediadora de leitura tão comprometida com a educação como a professora Vanúsia. Estou aprendendo bastante nesse novo desafio”, afirmou.

A primeira roda de leitura contará com as mediações das alunas Rafaela Aquino, de Eletrotécnica; e Rayane Lima, de Edificações. Você é nosso convidado! PARTICIPE!

Sobre o Passarinhar

O clube foi fundado em 2011, após uma inquietação do ex-aluno do campus, Elton de Lima, que sentia necessidade de um local que envolvesse e incentivasse o acesso à leitura. O aluno, à época, sabia que o enfoque do instituto era a formação técnica, mas como amante das artes e das letras, resolveu levar sua reivindicação até a docente de Língua Portuguesa, Vanúsia Amorim.

Atualmente, o clube de leitura conta com quase 2 mil livros, disponíveis para alunos, egressos e comunidade escolar do entorno. O espaço funciona de segunda a sexta, em dois turnos (manhã e tarde).