Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > CIP 2018: casos de sucesso de ex-alunos do campus são trazidos como exemplos

CIP 2018: casos de sucesso de ex-alunos do campus são trazidos como exemplos

Evento teve início nesta quinta, 13, e termina hoje com a oferta de minicursos para a comunidade

por Monique de Sá publicado: 14/12/2018 12h42, última modificação: 17/12/2018 09h56

Uma equipe de peso formada pelos acadêmicos de Engenharia Civil do campus Palmeira se reuniu para que o VI Ciclo de Palestras (CIP) 2018 esteja sendo um sucesso. A ideia de promover o ciclo, que partiu em 2013, hoje ganha novos ares, através da gestão formada no ano passado do Centro Acadêmico de Bacharelado em Engenharia Civil (CABEC).

20181213_085911.jpgA maratona de palestras vem sendo organizada há cerca de dois meses e foi pensada para que atendesse aos anseios tanto dos ingressantes do curso, como aqueles que já estão se formando. “Por sermos uma chapa bem mista, nós fizemos diversas reuniões para decidir quais palestras fariam parte do evento, por isso falamos de mercado de trabalho e trouxemos casos reais de alunos egressos que estão se destacando”, explica Bruno Nicácio, aluno do curso e presidente do CABEC.

Como exemplo desses ex-alunos destaques, Bruno cita Eliédson Rafael de Carvalho e João Marcos Ferreira, que não por acaso, vieram até o campus falar de suas experiências profissionais pós Ifal. “Ambos passaram no concurso para docente do Ifal, sendo vistos como exemplos de casos reais próximos a nossa realidade. O Eliédson já abriu uma empresa, empreende. O João Marcos faz mestrado na área. São pessoas que aproveitaram as oportunidades”, ressalta Bruno.

20181213_084749.jpgCIP 2018

A 6ª edição do CIP teve início ontem, 13, e contou com uma mesa-redonda tratando do mercado da construção civil. Além desta atividade, o público pôde entender questões mais pontuais como licitações, BIM (modelo da informação de construção), aspectos geológicos e geotécnicos, entre outros. Hoje, o público pôde participar de uma palestra motivacional, entender a importância do Conselho Regional de Engenharia (CREA/AL) e avaliações de Imóveis. Um dos pontos altos também é a oferta de minicursos, não se destinando apenas para os futuros engenheiros.

20181214_082516.jpgA curiosidade do estudante do 4º período, Igor Vinícius Lima, foi atiçada com a palestra “Eita BIM arretado!”, promovida pelo professor do campus, Nilson Martins. “É um modelo virtual novo usado na área da engenharia e vemos que com o passar do tempo a tecnologia vai evoluindo e a gente tem que estar se adaptando, se renovando, afinal não podemos ficar para trás quando o assunto é mercado de trabalho”, diz.

Estreante no CIP, Ronnaelle Santana, do 3º período, de apenas 19 anos, afirma que ficou surpresa com a organização do evento e com a motivação passada. 20181214_083645.jpg“Começando pelos alunos que estão desenvolvendo tudo isso e pensando não só em si, mas na melhoria do curso; sem falar nas palestras, principalmente a que abordou geotécnica, pois como eu gosto de pôr a mão na massa, esse tema acabou chamando minha atenção”, conta a garota, que sonha em ser engenheira desde os seus 13 anos.

CIP em números

Foram mais de 200 inscritos em cada dia de palestras. 145 vagas ofertadas nos minicursos e TODAS preenchidas. Para a comissão organizadora do evento, 16 alunos se empenharam ao máximo para que tudo ocorresse em perfeita ordem, sendo destes, sete da Diretoria do CABEC e nove voluntários.

O CIP continua à tarde com cinco minicursos espalhados pelas salas de aula do campus. PARTICIPE!