Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Cerimônia de colação de grau marca o fim de um ciclo para 17 estudantes do Ifal Palmeira

por Monique de Sá publicado: 15/01/2020 11h47, última modificação: 15/01/2020 11h59

Carreira acadêmica, concursos públicos ou iniciativa privada? Eis a grande questão para os 17 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, que se formaram ontem, 14, em uma cerimônia de colação grau para os concluintes do curso bacharelado de Engenharia Civil e do Tecnólogo em Sistemas Elétricos. A solenidade foi presidida pelo diretor-geral, Roberto Fernandes; com participação da coordenadora de Registro Acadêmico, Fátima Simone e da diretora de ensino substituta, Regina Telles.

20200114_105939.jpgEm suas palavras, o professor Roberto deixou claro que o Instituto estaria sempre de portas abertas para os egressos e desejou boa sorte na nova caminhada. “Hoje você saem de um ciclo da passagem acadêmica para a caminhada profissional. Peço que invistam em vocês: seja no mestrado, no doutorado ou no mercado de trabalho. Tenho orgulho de dizer que hoje temos engenheiros e tecnólogos de 'mão cheia', então 'batam asas' e estejam preparados para os desafios da vida. Saibam que onde vocês estiverem, serão para sempre Ifal Palmeira”, disse o gestor.

Dos 17 formandos, dois são oriundos do curso de Sistemas Elétricos. A história deles no campus Palmeira não começou no curso superior, mas no ensino médio, quando entraram ainda adolescentes para fazer o técnico em Eletrotécnica. Essa é a história de Leonan Rocha e Alisson dos Santos. Ambos, ao se identificarem com a área de Elétrica, decidiram que optariam pela verticalização em seus cursos.

alisson 2.jpg“São quase dez anos no Ifal Palmeira. Entrei garoto em 2011 para fazer o curso técnico em Eletrotécnica. Hoje o sentimento é de gratidão e de realização pessoal de uma grande caminhada que hoje se encerra e que trouxe grandes contribuições para o que somos. O Ifal não nos formou apenas como profissionais, mas como cidadãos”, ressaltou o anadiense Alisson.

Alisson lembra que quando entrou para o campus sua principal dificuldade era com a assimilação dos conteúdos. “A qualidade dos professores é grande e havia uma discrepância do que eu tinha visto no meu ensino fundamental. Por sorte, no ano que entrei, participei de um programa de nivelação, que foi imprescindível para que eu me incluísse de forma mais eficiente no ensino médio”, recorda.

leonan.jpgSegundo o arapiraquense Leonan, os próximos passos englobam a ideia de fazer um mestrado na área de Elétrica no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). “Foi uma orientação que veio dos nossos professores. É uma ideia que estamos cogitando, outra é seguir na área dos concursos públicos. Como viemos de uma classe média-baixa é a chance de nos estabilizar e pensar em outras propostas mais adiante”, diz.

Confira a lista de estudantes formados na solenidade:

Sistemas Elétricos:

Leonan Victor Rocha de Albuquerque