Notícias
Campus Palmeira recebe famílias dos alunos durante Plantão Pedagógico
Iniciativa realizada nesta quinta, 13, visa trazer uma aproximação dos familiares com a instituição
O ano letivo 2019 do campus Palmeira dos Índios teve início para os alunos dos cursos técnicos integrados em 18 de março, como é de praxe na instituição, periodicamente são realizados os chamados “Plantões Pedagógicos: dia da família na escola”, oportunidade em que pais, mães e outros responsáveis legais têm para conhecer a instituição, suas normas e saber sobre o desempenho escolar do seu filho. E nesta quinta, 13, foi realizada mais uma edição do encontro.
Após a entrega dos boletins, os pais se dirigiram até o auditório do campus, onde foram recepcionados e receberam as boas-vindas do diretor-geral, Roberto Fernandes, e do diretor de ensino, Israel Crescêncio. Em sua fala, Israel trouxe para os presentes as alterações feitas no calendário acadêmico e tratou da importância da educação na vida do indivíduo.
“A escola mudou a minha vida e a da minha família. Aqui se abrirão as portas para o futuro desses meninos. Confiem em nós, pois queremos fazer o nosso trabalho da melhor forma possível. Deixem que os filhos de vocês tenham um futuro promissor e nos ajudem para que ele permaneça aqui”, disse o docente.
Outro momento importante foi o trazido pela chefe do Departamento de Ensino Técnico (DET), Regina Telles. Ela apresentou toda a equipe de gestão ligada ao ensino, que hoje é formada por ela, Israel, o professor Rodolfo Santos (chefe do Departamento de Ensino Superior), Andreia Rodrigues (coordenadora de Formação Geral), Fátima Borges e Edilene Torres (Coordenação Pedagógica); além dos coordenadores de curso: Arthur Lima (Edificações), Quitéria Belo (Eletrotécnica) e Helynne Lima (Informática).
Hellynne, que já foi aluna da casa e hoje faz parte do quadro de docentes, apresentou aos pais o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, também conhecido por Sigaa. Através do sistema, os pais, munidos da senha e login dos seus filhos, podem ter acesso aos boletins, como também ao quantitativo de faltas do estudante. Além disso, o Sigaa propicia o histórico estudantil, calendário e outras funcionalidades.
Aproximação da rotina escolar
“Eu venho de um sítio, fiz curso técnico, trabalho, mas eu sonho mais para meus filhos. Essa escola para mim é um sonho, Jéssica não tira tantos ‘10’ como antes de entrar para o Ifal, mas tira 7, mesmo assim sinto orgulho, pois quando eu vejo as provas daqui… é diferente, são provas de alto nível, que exigem da minha filha que ela aprenda e não decore, que busque da raiz”.
O depoimento emocionado é de Aparecida Rodrigues - mãe da aluna do 1º ano de Edificações, Jéssica Rodrigues. Sempre participativa na vida escolar de seus três filhos, Aparecida vê no encontro pedagógico uma chance a mais de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de sua menina.
O mesmo empenho vem de Cícero Costa, pai do aluno do 2º ano de Edificações, José Eduardo Costa. “Eu e minha esposa temos três filhos e sempre incentivamos para que eles procurem o melhor. Procuramos estar sempre presentes nas reuniões, acompanhar as notas e o Ifal ajuda muito nesse processo”, disse o senhor, enquanto aguardava a esposa, que no momento estava falando com os professores de Física e Matemática, disciplinas de maior dificuldade de Eduardo.
Eleição do Concamp
Durante o plantão, também foi apresentado aos representantes legais dos discentes, o Conselho de Campus (Concamp), que através dos seus membros eleitos poderá deliberar sobre as políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração-geral do respectivo campus. Após a conversa introduzida pela presidente da comissão eleitoral e bibliotecária, Gicelle Souza, foi a vez da votação desses membros. Foram escolhidos para integrar o Concamp os seguintes pais e mãe dos estudantes: Alenildo Gomes e Tarcísio Barbosa (ambos titulares); Adriana Tavares e Cícero dos Santos (suplentes).