Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira promove palestra sobre abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Ação será realizada nesta quinta, 30, em dois horários: 8h30 e 13h

por Monique de Sá publicado: 29/05/2019 09h27, última modificação: 29/05/2019 09h27

Como forma de fazer um alerta e chamar a atenção para o mês de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, será realizada nesta quinta, 30, uma palestra alusiva ao tema. A iniciativa vem da equipe de Assistência Estudantil do campus em parceria com a psicóloga clínica, Laís Macêdo. A ação, destinada a toda comunidade acadêmica, será realizada em dois momentos: às 8h30 e às 13h, no auditório.

O evento trará alguns dados do Brasil, tratando sobre abuso sexual e seu ciclo de violência, além das principais consequências a curto e longo prazo e alguns aspectos culturais envolvidos. “As estatísticas apontam que a população que mais sofre abuso sexual está entre 12 e 18 anos e em âmbito intrafamiliar. Essa situação gera afetos ambíguos nos sujeitos que dificilmente encontram espaços de fala devido ao tabu que ronda a sexualidade”, ressalta Laís.

Para ela, discutir o tema é uma busca pela prevenção, o que pode estimular a busca por ajuda nos casos em que o abuso sexual já está ocorrendo. Laís Macêdo é psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica, especificamente em psicopatologia, pela UnB. Além disso, ela trabalha como psicóloga clínica da saúde mental e é professora titular do Centro Universitário (CESMAC).

Durante a ação serão exibidas, também, as produções artísticas relativas ao tema das turmas orientadas pela professora de Língua Portuguesa, Edneide Leite.

PARTICIPE!