Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira oferece minicurso de Ressuscitação Cardiopulmonar Primeiros Socorros

Iniciativa ocorrerá nesta quinta-feira, 29, em dois horários: às 9h e às 14h

por Monique de Sá publicado: 27/11/2018 12h14, última modificação: 27/11/2018 17h05

Nesta quinta-feira, 29, o setor de saúde do campus Palmeira dos Índios realizará o minicurso “Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) Primeiros Socorros” para toda a comunidade acadêmica. A ação ocorrerá no auditório em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h e tem como objetivo capacitar servidores e alunos acerca dos cuidados pré-hospitalares.

Não haverá inscrição prévia, bastando ao interessado assinar uma lista de frequência, a qual estará disponível no dia do evento. Terá direito a um certificado de duas horas aquele que permanecer até o final do minicurso. Celsa Tenório, técnica em Enfermagem do campus e responsável pela ação, ressalta que é de suma importância a participação de todos, já que o atendimento pré-hospitalar é fundamental para manter a vítima viva em uma situação de risco.

Este ano, o campus adquiriu um aparelho desfibrilador. Nossa preocupação é que ele fique exposto de forma visível, em um local onde todos tenham acesso, pois em um momento de necessidade, pessoas que estejam capacitadas possam utilizá-lo e assim salvar uma vida. Imagine, por exemplo, uma vítima que sofreu um choque cardiogênico (coração). Nesse minicurso, vamos identificar quais sinais ela apresentaria para assim dar início às primeiras ações de socorro”, explana Celsa.

A profissional ainda alerta sobre a aplicação desse conhecimento no dia a dia do indivíduo. “Qualquer um de nós pode se tornar vítima ou ser um possível a gente a salvar uma vida. Seja em casa, na rua, no trabalho, ou até no campus, podemos nos deparar com uma situação de parada cardiorrespiratória. Tendo o conhecimento prévio e sabendo como aplicá-lo, pode-se fazer o atendimento necessário naquele momento”, diz.

A iniciativa é uma ação conjunta do Setor de Saúde do campus, da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) e da Diretoria de Administração e Planejamento (DAP).

Formada em Enfermagem pela Faculdade Cesmac, Celsa tem mestrado profissional em Pesquisa em Saúde e é socorrista training capacitada e 2014, com registro pela Escola Vida Brasil.