Notícias
Campus Palmeira mais uma vez tem representantes na Jornada Espacial
Pela quarta vez consecutiva o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, participa de uma experiência sideral. Na semana passada o professor de Física, Manoel Pereira; e a aluna, Elma Marques (4º ano de Edificações) estiveram na XVI Jornada Espacial, evento destinado aos alunos que alcançaram as maiores notas nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2018.
A dupla se juntou aos cerca de 120 alunos oriundos de 57 escolas do país. Em Alagoas, além de Elma, marcaram presença também três estudantes do campus Maceió: Diogo Rafael Bezerra, Anderson Gabriel dos Santos e Jônatas Marinho Santos. Na bagagem de volta para casa lembranças de uma semana rica de experiências aeroespaciais vivenciadas na cidade de São José dos Campos – SP. Na programação: visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Museu Interativo de Ciências (MIC) e Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).
“O que mais chamou a minha atenção foi poder entrar em contato com vários profissionais incríveis que me motivaram bastante, além de entender fatos que ocorrem no Brasil e muitas vezes não são divulgados. No INPE, por exemplo, pudemos ver o satélite Amazônia-1. Além disso, a ida ao Museu Interativo foi bem legal, pois pudemos ver vários experimentos, principalmente na área de física e o planetário”, conta Elma.
A visita ao Museu despertou a curiosidade também do professor Manoel, afinal esta foi a primeira vez que o docente esteve no local, já que ele foi inaugurado há apenas quatro semanas. “O MIC permite que o visitante descubra a ciência de forma lúdica, mostrando que ela pode ser divertida e que tudo que é visto em sala de aula tem a sua aplicação no mundo real”, diz.
Manoel ainda acrescenta que mais duas atividades chamaram sua atenção: “As palestras 'Cubesats: o que são e para que servem' e 'O programa de Satélites do ITA', que mostraram como podemos criar um programa espacial, produzindo satélites com fins educacionais”, explica.
Este é o último ano da aluna no Ifal, que ao longo desses quatro anos conquistou diversas medalhas nas olimpíadas de conhecimento, sendo a maioria delas na área de exatas. A indecisão acerca de qual curso seguir na universidade foi enfim extinta após sua participação na Jornada. “Decidi que quero fazer Engenharia química ou aeronáutica”, revela.
Resultados na OBA levam à Jornada
Realizada em maio deste ano, a XXI OBA contou com a participação de mais de 700 mil estudantes de todos os Estados da federação, envolvendo 8.499 escolas e 54.690 professores. Com 21 anos de existência, a Olimpíada acumula a participação de 9.441.347 alunos. E, não por caso, Elma Marques, Pedrina Assis e Vinícius Gabriel Barros (dois últimos ex-alunos do campus) estão neste rol.