Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira lança concurso de “Pontes de Papel” para alunos de Engenharia Civil

As inscrições começam na próxima semana no período de 03/06 a 21/08

por Monique de Sá publicado: 28/05/2019 09h59, última modificação: 28/05/2019 10h53

A “Golden Gate Bridge” e a “London Bridge” são exemplos de pontes com estruturas imponentes e seguras bastante conhecidas em todo o mundo. No Brasil, as mais famosas são a Rio-Niterói e a Ayrton Senna (que liga as cidades de Guaíra – PR e Mundo Novo – MS). É pensando nessas estruturas e em todo o conhecimento adquirido através da prática, que o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, lança o concurso: “Pontes de Papel”, que será destinado aos alunos de Engenharia Civil de todo o Ifal.

Para participar, os interessados devem formar equipes com até cinco membros e se inscrever no período de 03 de junho a 21 de agosto no link: http://twixar.me/9lJn e realizar um pagamento de R$ 25,00 por equipe para o professor Thiago Delfino, sendo o valor destinado à premiação. A competição e o julgamento dos trabalhos serão realizados através de uma banca, no dia 04 de setembro, no anfiteatro do bloco de ensino do campus. As inscrições também pode ser feitas de forma presencial com a comissão organizadora na sala dos professores.

thiago_delfino.jpgA ideia inovadora de criar o concurso partiu do professor Thiago Delfino, que vê na iniciativa uma oportunidade de movimentar o campus e alunos de outros campi do Instituto. “O objetivo é que eles possam ver na prática o que eu mostro em sala de aula. Os alunos ganham, pois ficam interessados em ir além e buscar mais conhecimentos. Além disso, a atividade é multidisciplinar, envolvendo diversas matérias do curso de Engenharia”, ressalta o docente.

Prêmios

Além de certificados, a equipe que ficar em 1º lugar receberá a quantia de R$ 250,00, já aquela que ficar em 2º ganhará R$ 150,00 e em 3º, R$ 50,00. Caso se arrecade mais que os valores das premiações com as inscrições, o excedente será repassado aos vencedores, proporcionalmente à quantia estipulada para as premiações.

Avaliação

A banca responsável por avaliar os trabalhos será formada por arquiteto e engenheiros civis. Eles julgarão questões como estética, carga e peso (quanto mais leve e mais carga ela suportar, melhor) e carga máxima.

Para o idealizador do concurso, os principais desafios são: “Definir qual o sistema estrutural suportará a maior carga e como fazer uma ponte de forma perfeita, utilizando papel e cola. E o grau de dificuldade se torna ainda maior, pois a maioria dos concursos são de pontes feitas com palito”, justifica Thiago.

Em caso de dúvidas, os interessados devem enviar um e-mail para:  thiago.vasconcelos@ifalpalmeira.edu.br

Acesse o edital e confira todas as regras do concurso!