Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira entrega premiações para alunos destaques nas Olimpíadas de Matemática

Evento ocorreu no auditório do campus

por Monique de Sá publicado: 03/10/2019 12h17, última modificação: 03/10/2019 12h41

Homenagear e incentivar os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, a participarem das olimpíadas do conhecimento. Este foi o objetivo principal da solenidade de certificação, realizada ontem, 02, para os alunos que foram destaques nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), anos 2017 e 2018, e da Alagoana de Matemática (OAM), ano 2018.

f2.jpgEstiveram presentes na homenagem: o diretor-geral do campus, Roberto Fernandes; a coordenadora de Formação Geral, Andreia Rodrigues; o coordenador das OBMEP no campus, Alberto Heleno Rocha; e os professores de Matemática: José Ivan Santos e Leon Cavalcante. Para Alberto, esta é a oportunidade de dar destaque e mostrar à comunidade acadêmica que aquele discente faz a diferença enquanto aluno.

Essa conquista é fruto de um esforço de um estudante que foi merecedor e do trabalho conjunto dos professores do campus. Ficamos muito orgulhosos, pois hoje tivemos diversas menções honrosas e medalhas de bronze e isso coloca nossa escola em uma posição de destaque diante da sociedade e de outras escolas”, ressalta o docente e coordenador da OBMEP.

f10.jpgE um desses estudantes que teve seu mérito reconhecido foi Francisco dos Santos, 3º ano de Informática. Ele foi medalhista da OBMEP 2018 e também concorreu para a competição deste ano. “Não esperava o prêmio. É algo muito legal! Na sala de aula e no preparatório, os professores vão nos ajudando e nos incentivando. Gosto de exatas, principalmente da Matemática. Na OBMEP deste ano senti mais segurança do que na do ano passado”, diz o aluno, que aguarda ansioso pelo resultado.

E a expectativa em torno da OBMEP 2019 não é só de Francisco, é, também, do professor Alberto, que ficou responsável pela coordenação dos preparatórios que antecederam a 2ª fase da competição. Este ano, o campus Palmeira classificou 41 alunos para esta etapa. “A prova foi realizada em 28 de setembro e acreditamos que teremos resultados positivos para este ano também. Através dos preparatórios conseguimos formar um grupo bastante unido que se dedicou para a prova”, conta Alberto.

f5.jpgSobre a OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, entre outros.

Alunos premiados:

OBMEP 2018

Francisco R. S. dos Santos (bronze)

Pedro Henrique do N. Silva (bronze)

Rodrigo Barros de Lima (menção honrosa)

Maria Clara Gomes Ferreira Barros (menção honrosa)

Marcella do N. Tenório Cavalcante (menção honrosa)

Luís Eduardo Neves Costa (menção honrosa)

Lucas Barbosa Leite Silva (menção honrosa)

José Ferreira Leite Neto (menção honrosa)

Jayne Naelly Santos Silva (menção honrosa)

Isadora Cibele Santana Martins (menção honrosa)