Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > "Calouros receberão livros e fardamento durante Suporte de Aprendizagem 2018", diz diretor de ensino.

publicado: 22/01/2018 08h51, última modificação: 22/01/2018 08h51

Por: Monique de Sá

O início do ano letivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, já tem data definida: 16 de abril. Antes disso, nossos calouros passarão pelo Suporte de Aprendizagem 2018, que visa oferecer aos ingressantes uma revisão dos conteúdos nas disciplinas de Português e Matemática. As aulas introdutórias ocorrerão de 26 a 28 de março e de 2 a 10 de abril, das 7h às 12h20, no auditório do campus.

Nesse suporte, haverá, também, a participação de outros setores ligados ao ensino: pedagogia, serviço social, psicologia e setor médico. Segundo o diretor de ensino do campus, Maurício Ricardy, será nesta semana que os alunos ingressantes receberão o fardamento e os livros didáticos a serem usados durante o ano letivo.

"Todo aluno ingressante recebe duas camisas para o dia a dia e uma para Educação Física, além dos livros didáticos voltados para as disciplinas em comum nos cursos, como: Português, Matemática, Geografia, História, entre outros. Aproveitaremos o Suporte de Aprendizagem para fazer essa entrega", diz o diretor.

Quanto às disciplinas específicas de cada curso, chamadas de técnicas, Maurício explica que durante o ano letivo, os alunos vão recebendo apostilas e indicação de sites e livros que poderão ser consultados através da biblioteca do campus. "Já no curso subsequente em Segurança do Trabalho, não há a entrega de livros didáticos, mas os ingressantes também terão acesso à biblioteca e também à base de dados do Instituto", acrescenta.

Reunião com os pais e calendário

Todos os anos, antes de ter início o ano letivo, é realizada no Ifal, uma reunião com os pais a fim de orientá-los acerca do funcionamento da instituição e também trazer para eles o calendário escolar.

"Este ano, mudamos um pouco essa sistemática já que antecipamos esse momento, trazendo informações preliminares aos pais durante a realização da matrícula. Um segundo momento de esclarecimentos será realizado durante o Suporte de Aprendizagem e assim que nossos alunos estiverem cadastrados em nosso sistema, nós entraremos em contato com os pais e traremos a data desta reunião", esclarece Maurício.

O calendário escolar 2018 está em fase de finalização. O próximo passo é enviá-lo para o Conselho Superior do Ifal para aprovação.

Confira previamente as datas relativas ao calendário letivo deste ano:

• 16/04/2018 – Início das aulas;
  • 24/08 a 07/09/2018 – Recesso Escolar;
  • 01 a 27/01/2019 – Férias Escolares;
  • 28/02/2019 – Término do ano letivo 2018;
  • 18/03/2019 – Início do ano letivo 2019.

Devido à diferença entre ano civil e ano acadêmico, ocorrerão aulas aos sábados, no turno matutino, para todos os alunos.