Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Boas práticas no uso da rede são abordadas em Dia Mundial da Internet Segura

Boas práticas no uso da rede são abordadas em Dia Mundial da Internet Segura

Iniciativa foi promovida pela SaferNet e Ifal durante toda esta terça, 05, no auditório do campus

por Monique de Sá publicado: 06/02/2019 08h34, última modificação: 06/02/2019 09h09

Temas atuais e de grande repercussão como cyberbullying, sextorsão e roubos de dados foram alguns dos assuntos tratados durante o Dia da Internet Segura, realizado no campus Palmeira, nesta terça-feira, 05. A ação foi promovida pela embaixatriz da ONG SaferNet em Alagoas, Ariane Ferro. Advogada e professora, a jovem é egressa do campus e ontem dividiu todos os seus conhecimentos na área com a comunidade acadêmica.

Como forma de aproximar-se mais do universo juvenil, Ariane tratou das temáticas de maneira leve e clara, sempre associando com casos conhecidos pelo público. “Todos os embaixadores passaram por um processo de preparação para serem capacitados a realizar essas atividades em seus estados. Foram temas que tivemos oportunidade de nos aprofundar e eu escolhi o Ifal por ter um giro de estudantes de vários lugares e que envolve várias comunidades, sendo nossos multiplicadores”, explica.

Ariane Ferro.jpgEm sua conversa, Ariane trouxe dicas importantes como o cuidado com o compartilhamento de notícias falsas (fake news), envio de fotos de cunho íntimo, diferenciação de conceitos como sextorsão (ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo) e sexting compartilhamento de mensagens sexualmente explícitas ou nudes (ou semi-nudes) pelo celular e outros dispositivos).

20190205_102756.jpgSegundo a advogada, atualmente há 23 milhões de usuários nesta faixa etária dos alunos do campus e que diariamente vivenciam experiências virtuais e muito pouco problematizam. São os chamados nativos digitais. E o alerta vem para os pais: “Pessoas mais velhas não interferem nessa experiência por não se acharem capazes. Eles não refletem que esse uso consciente tem que ter a intervenção de educadores e dos próprios pais”, esclarece Ariane.

Durante a ação, duas propostas foram oferecidas aos alunos e professores como atividades extras: o envio por parte dos discentes de boas práticas para a elaboração de uma cartilha e a criação de um projeto que envolvesse também o assunto. “Pode ser algo que envolva desde um workshop sobre fake news, uma palestra sobre cyberbullying, sextorsão… O vencedor fará esse curso online, que é da Google, e ao fazer o curso ele se capacitará para promover essa atividade, trazendo empoderamento para a comunidade”, diz a embaixatriz. Os interessados devem mandar suas propostas para o e-mail: ariane.ferreira.ferro@gmail.com

João Vaz.jpgConsciência nas práticas digitais

Por parte dos alunos a resposta foi bastante positiva. O momento trouxe reflexões e discussões sobre os assuntos expostos. Assim foi com o aluno do 3º ano de Informática, João Vaz. “Tive meu primeiro contato com a Internet aos 11 anos e meus pais sempre conversaram comigo sobre segurança. É importante que a gente pesquise as fontes de informação e sempre lembrar que a lei está aí tanto para o ambiente real quanto virtual”, diz o garoto.

Rodrigo Guedes.jpgDentre tantas temáticas abordadas, Rodrigo Guedes, do 3º ano de Edificações, focou sua atenção para termos que nunca tinha ouvido falar como sextorsão e sexting. “São conceitos novos e diferentes que eu não conhecia, diferente do cyberbullying, por exemplo. Cada vez mais a Internet vem ascendendo e influencia na nossa vida, por isso é importante entender essa questão de segurança na rede para saber como proceder no mercado de trabalho e na vida”, conclui.

Dia Mundial da Internet Segura

O Safer Internet Day é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede. Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro.