Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Benfeitorias no Ifal Palmeira vêm gerando recursos para continuidade de ações de ensino e pesquisa

por Monique de Sá publicado: 12/09/2019 12h00, última modificação: 12/09/2019 12h17

Você sabia que ao economizar água e energia, você está contribuindo para que o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, continue com suas ações de ensino e pesquisa em prol da comunidade acadêmica? Neste mês, por exemplo, os alunos do grupo de corrida puderam participar de uma competição em Maceió-AL com ajuda de custo para despesas, em virtude da redução do valor das contas de energia e de água da unidade de ensino. Em novembro deste ano, quatro estudantes participarão de um Simpósio em Foz do Iguaçu – PR, devido a estes racionamentos.

roberto.jpgCom o contingenciamento orçamentário, a solução para que as atividades do campus pudessem ter continuidade foi olhar para questões estruturais e trabalhar na conscientização da importância do princípio da economicidade.

Com o financeiro no limite, temos que focar no que é possível economizar. Canalizar esses recursos para a nossa atividade-fim, buscar alternativas para melhorar as nossas instalações, manter as salas de aulas e laboratórios sempre funcionando. Toda equipe de servidores tem nos ajudado neste momento e devemos permanecer unidos para enfrentar os desafios no campus e as conjecturas futuras”, ressalta o diretor-geral do campus, Roberto Fernandes.

f1.jpgO diretor administrativo, Cledson Ramos, explica que houve a detectação de pontos que levavam ao consumo elevado tanto de energia quanto de água, como a cobrança indevida de tarifas nos dois registros de água do campus. “Além disso, convidamos a equipe da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para que averiguasse nossas tubulações e foi constatado que passava uma grande quantidade de ar pelos canos, o que acarreta um aumento na conta final, já que pagamos também pelo ar”, diz. Atualmente as contas tiveram uma baixa de cerca de R$ 22 mil para R$ 4 mil.

Em relação à energia, foi criado pelo coordenador do curso de Sistemas Elétricos, Márcio Azevedo, em parceria com estudantes, um sistema de acionamento do desligamento dos aparelhos de ar-condicionado. Através de relés fotoelétricos, os aparelhos serão desligados em horários de pico (das 17h às 20h). O coordenador de Administração e Manutenção, Jackson Furtuoso, ressalta que outra medida foi a redução do número de lâmpadas na unidade de ensino.

jackson.jpgTiramos 50% das lâmpadas dos corredores, tanto do bloco de ensino, quanto do administrativo e, também, trocamos toda a iluminação da sala de aula que era fluorescente por lâmpadas de LED, que além de terem vida útil longa, pode proporcionar até 80% na economia de energia”, diz Jackson.

Benfeitorias e ações para o futuro

Economizar é preciso, mas é necessário, também, que o campus seja um espaço acolhedor e esteja em boas condições para a permanência de estudantes e servidores. É a partir deste viés que vêm sendo executadas ações estruturais e benfeitorias com auxílio da Prefeitura Municipal e de outros campi, a exemplo da mudança do trânsito em f9.jpgtorno do Instituto e da instalação de placas de sinalização - ação realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que vem trazendo uma maior organização do fluxo de carros e de pedestres.

Além disso, foram feitas melhorias na iluminação da pista de atletismo, através de refletores doados pelo campus Maceió; revitalização do anfiteatro e instalação de duas caixas d'água cedidas (10 mil litros) pelo campus Penedo. “Essas caixas serão importantes, pois como reativamos os poços artesianos, elas servirão de reservatório para a água anfiteatro.jpgque irrigará nossos jardins e campo de futebol”, justifica Jackson.

As próximas ações serão voltadas em prol do meio ambiente, como a implantação de coleta seletiva na unidade de ensino. “Em uma visita à Secretaria de Serviços Públicos e Convívio Urbano do município, tivemos contato com um projeto de coleta seletiva da Prefeitura. A ideia é trazer esta ação para o campus e incentivar alunos e servidores na separação correta do lixo, através da instalação de coletores”, conclui Cledson.