Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Aula Inaugural marca início do curso de Engenharia Elétrica no Ifal Palmeira

Aula Inaugural marca início do curso de Engenharia Elétrica no Ifal Palmeira

A oportunidade foi também de proporcionar uma Aula Magna para os calouros de Engenharia Civil

por Monique de Sá publicado: 11/09/2018 17h23, última modificação: 11/09/2018 17h23

O campus de Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vivenciou um marco na tarde desta terça-feira, 11, afinal foi realizada a Aula Inaugural do curso de Engenharia Elétrica. A solenidade contou com a participação de docentes e alunos e também promoveu a Aula Magna para os calouros do curso de Engenharia Civil.

20180911_142312.jpgEste primeiro dia letivo marca o início desta história desses novos alunos juntos à instituição e a oportunidade foi para que eles se envolvessem com os projetos de ensino, pesquisa e extensão, assim como conhecessem o sistema de acesso ao aluno (SIGAA) e a estrutura curricular do seu curso. O diretor de ensino, Maurício Ricardy, explica que a ação se faz de suma importância, pois é natural as dúvidas trazidas pelos ingressantes e o momento seria para tirá-las.

Temos uma instituição híbrida onde funciona tanto o ensino médio quanto o superior. Entendemos que para quem está de fora isso possa ser confuso. Nosso intuito foi trazer a parte formal que uma aula magna e inaugural exigem, mas também fazer desse momento algo informativo. Por isso contamos com a presença dos coordenadores dos cursos”, ressalta Maurício.

20180911_132927.jpgPioneiro e inovador no estado, a entrada do primeiro curso de Engenharia Elétrica gratuito em Alagoas permite à população o acesso a uma instituição de qualidade e marca a verticalização do ensino no campus, o qual oferta o curso médio integrado em Eletrotécnica e até o ano passado disponibilizou vagas para o tecnólogo em Sistemas Elétricos. “Nossos próprios alunos como de outras instituições não precisam mais ir até Campina Grande-PB para cursar esta engenharia, já que agora disponibilizamos este curso que, com certeza, será mais um de sucesso em nosso instituto”, diz o diretor.

20180911_145805.jpgDe acordo com o projeto pedagógico, o Ifal é a única instituição pública que ofertará o curso de Engenharia Elétrica com flexibilização para 02 eixos de habilitação no perfil de formação: Eletrotécnica e Controle de Automação. Rodrigo Leal, 23 anos e Carlos Victor Ferreira, 17 anos, são alguns dos calouros que compõem esta primeira turma. Oriundos de Arapiraca - AL, eles afirmam que a expectativa em torno da graduação é grande.

“Pelo que vi nas palestras hoje, pude perceber que os alunos do Ifal têm muitas conquistas e eu pretendo ter também. Sempre gostei de cálculo e vi em Engenharia Elétrica a oportunidade de aprender ainda mais”, diz Rodrigo, que ainda acrescenta que dará ênfase à área de Controle de Automação.

20180911_145811.jpgMesmo com 17 anos, Carlos administra uma eletrônica na zona rural de Arapiraca. “Desde criança tenho uma ligação com essa área, por isso resolvi fazer o curso. Temos uma grade puxada, mas pretendo me dedicar como também aos projetos de pesquisa e extensão do campus”, conta o garoto.

Participação

Além do professor Maurício Ricardy, compuseram a solenidade: Sheyla Marques, chefe de Departamento do Ensino Superior; Rodolfo Santos, chefe do Departamento de Ensino Técnico; Márcio Azevedo, coordenador de Sistemas Elétricos, ele esteve representando Tiago Abreu (coordenador de Engenharia Elétrica); Rodrigo Lustosa, coordenador de Engenharia Civil; Edilene Torres, diretora-geral em exercício e Arthur Porto, vice-presidente do Centro Acadêmico do Bacharelado em Engenharia Civil (CABEC) do campus.

20180911_131228.jpgO reitor do Ifal, Sérgio Teixeira; assim como a diretora-geral, Ana Quitéria Menezes, não puderam comparecer pois ambos estão participando da Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano está sendo realizada em Búzios-RJ e tem como objetivo debater a atuação da Rede Federal em sintonia com as demandas presentes e futuras da sociedade, do mundo do trabalho e suas transformações, nos 10 anos da Lei n.º 11.892/08, que institui a Rede e cria os Institutos Federais.

Confira datas importantes para este segundo semestre:

11.09.2018 – Início do semestre letivo 2018.2

24 a 31.12.2018 – Recesso natalino

01 a 27.01.2019 – Férias

28.01.2019 – Retorno às aulas

02.03.2019 – Final do ano letivo 2018

18.03.2019 – Início do ano letivo 2019

Tenha acesso ao Manual do Estudante!