Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do Ifal Palmeira têm trabalhos aprovados para conferência na Grécia

Alunos do Ifal Palmeira têm trabalhos aprovados para conferência na Grécia

publicado: 13/12/2016 11h14, última modificação: 13/12/2016 11h14

O destino de seis alunos do agreste alagoano em 2017 é a Grécia. Três trabalhos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios foram selecionados para a Conferência Anual de Engenharia Civil, de 15 a 19 de junho, todos eles orientados pela professora Sheyla Marques e de autoria de discentes do curso de Engenharia Civil.

“O estudo da viabilidade do uso da cinza da casca de arroz para fabricação de blocos vazados”, dos estudantes José Diogo Barbosa e Emanuel Filipe, “Análise do comportamento da borracha de pneus inservíveis na fabricação de pisos”, de Thannys Nascimento e João Marcos Ferreira, e “Ecobricks – estudo do uso da cinza do bagaço de cana para a fabricação de blocos ecológicos”, de Samantha Mendonça e Thayse Tenório, foram os artigos selecionados para apresentação oral em língua inglesa, com duração de 30 minutos.

A professora orientadora explica que com as cinzas da casca de arroz e do bagaço da cana de açúcar os tijolos obtidos apresentaram melhores resultados em relação à resistência à compressão. “São tijolos 3 vezes mais resistentes do que a norma estabelece”, relatou.

Sheyla acredita que a participação do evento é uma oportunidade única para os seus orientandos. “Primeiramente pela relevância do evento, depois pela cidade de Atenas, que é uma evolução da construção civil, além de ser a primeira experiência, para alguns deles, em eventos internacionais”, detalhou. Ela também destacou o fato de poder levar a conhecimento do público as pesquisas diferenciadas que são feitas no Ifal e a valorização das áreas acadêmicas e profissionais dos jovens do instituto em Palmeira dos Índios.

Além das apresentações orais, a professora também foi convidada pela organização da Conferência para realizar uma palestra sobre o livro de sua autoria intitulado “Ecological soil-cement bricks from waste materials”, lançado no início do ano em parceria com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Wilson Acchar. A obra é uma compilação da sua dissertação e tese dividida em capítulos.