Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do Ifal Palmeira dos Índios realizam visita técnica à KWA Metais
conteúdo

Notícias

Alunos do Ifal Palmeira dos Índios realizam visita técnica à KWA Metais

Estudantes de Engenharia Cívil coletam resíduos para pesquisa sobre materiais alternativos na construção civil
por Sâmia Cardeal publicado: 12/03/2025 08h49, última modificação: 12/03/2025 11h45

Nesta terça-feira (11), os alunos Giselly Maria Vieira Magalhães (4º período) e William Vitor Pinheiro dos Santos Melo (9º período), do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Palmeira dos Índios, realizaram uma visita técnica à empresa KWA Metais, em Marechal Deodoro-AL.

A atividade, conduzida sob a orientação do professor Marlos Alan Pereira Santos, teve como objetivo coletar dados para o projeto PIBIC "Os Efeitos da Substituição Parcial do Agregado Miúdo e Graúdo pelos Resíduos de Pó de Filtro Mangas e Escória de Alumínio de Alto Forno na Resistência do Concreto".

Durante a visita, os estudantes realizaram um levantamento in loco do processo produtivo da empresa, identificando os pontos de geração dos resíduos de escória de alumínio e pó de filtros mangas. Além disso, foram coletadas amostras desses materiais para análises granulométricas e produção de corpos de prova, essenciais para os testes de incorporação no concreto.

Para a professora Camyla Trindade, coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Palmeira dos Índios, visitas técnicas são essenciais para a formação dos alunos:

"A visita técnica é uma oportunidade única para os estudantes aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de conhecerem de perto o funcionamento da indústria e suas demandas", destacou.

O professor Marlos Alan Pereira Santos, orientador do projeto, também destacou a importância da parceria com a indústria para a qualificação dos futuros engenheiros:

"A pesquisa acadêmica precisa estar conectada às demandas do mercado e da sociedade. Essa visita permitiu aos alunos conhecerem de perto o processo de geração dos resíduos que estudam e coletar amostras para aprofundar suas análises, dando um passo importante no desenvolvimento de novas soluções sustentáveis para a construção civil," concluiu.